A Orquestra Sinfônica da USP promoveu o concerto OSUSP canta o BRASIL II. Com a regência de Carlos Moreno, diretor artístico e regente titular da OSUSP, essa apresentação homenageou grandes compositores brasileiros e marcou a estreia mundial da peça Variações Concertantes sobre uma melodia de Chiquinha Gonzaga, de Osvaldo Lacerda. Essa obra de Lacerda foi encomendada a pedido da OSUSP e teve como solista o barítono Inácio de Nonno.
No programa desse concerto estiveram duas obras de Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº 7, produzida em 1942, e Choros 10, esta com a participação do Coro do Projeto Volta Redonda, regido por Sarah Higino e Nicolau Martins. Nessa apresentação, Camargo Guarnieri também foi homenageado com a apresentação de sua peça Brasilianas.
A Série Têmpera teve como objetivo proporcionar ao público brasileiro o acesso à música erudita, com um repertório marcado pela diversidade e nesse ano prestigiou também o centenário de Camargo Guarnieri, primeiro maestro da OSUSP.
Para o maestro Carlos Moreno, esse último concerto do ano encerrou uma importante temporada para a OSUSP. Graças ao apoio do Prof. Dr. Sedi Hirano, Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, houve a execução das Nove Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos, entre outras conquistas.
As obras
Escrita especialmente a pedido da OSUSP, Variações Concertantes sobre uma melodia de Chiquinha Gonzaga, de Osvaldo Lacerda (1927-) apresenta uma forma musical muito antiga, que nasceu na Inglaterra no século XVI. Segundo Lacerda, os compositores, em sua maioria, utilizaram esse estilo de composição pelo menos uma vez. Sobre a escolha do nome da obra, Lacerda assinala: “O tipo chamado “Variações Concertantes”, porém, é raríssimo, e chego a pensar que sua existência é desconhecida, não só por intérpretes e público, como até pelos próprios compositores”. Em cada variação destaca-se um instrumento solista, acompanhado pela orquestra. Lacerda também comenta sobre Chiquinha Gonzaga. “É uma importante compositora, que muito contribuiu para a formação da nossa música popular autêntica de raízes. Escolhi, como tema das Concertantes, a melodia da sua mais conhecida canção: a simples, porém belíssima, “Lua Branca”. Presto-lhe assim, um sincera homenagem”.
O ciclo de nove “Bachianas Brasileiras” é um dos destaques no conjunto da obra de aproximadamente mil músicas de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Para compor as obras do ciclo, o autor fez uso das semelhanças que encontrou entre músicas folclóricas do sertão brasileiro e a obra do alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). Bachianas nº 7 é uma peça composta para orquestra em 1942 e apresenta quatro movimentos: Prelúdio-ponteio, Giga-quadrilha caipira, Tocata-desafio, Fuga-conversa.
Com Choros 10, por sua vez, Villa-Lobos utilizou uma nova forma de composição musical, na qual são sintetizadas as diferentes modalidades da música brasileira, indígena e popular, tendo como principal elemento o ritmo. O “canto” dos pássaros brasileiros aparece nessa obra, no momento em que a flauta e depois a clarineta evocam o Azulão da mata.
Em Brasilianas, Camargo Guarnieri descreve em três movimentos um dos períodos mais profícuos de sua obra, inspirada profundamente nas raízes folclóricas do Brasil. “Trata-se de uma peça extremamente acessível ao público, principalmente em seu terceiro movimento, no qual, pictoricamente comparando, temos um folguedo típico do nordeste brasileiro”, afirma o maestro Carlos Moreno.
PROGRAMA – SALA SÃO PAULO
Regência: Carlos Moreno
Regente do Coral de Alunos: Marco Antonio Silva Ramos
Regentes do Coro do Projeto Volta Redonda, Cidade da Música: Sarah Higino e Nicolau MartinsBarítono: Inácio de Nonno
Programa:
Camargo Guarnieri: Brasilianas
Osvaldo Lacerda: Variações Concertantes sobre uma melodia de Chiquinha Gonzaga (estréia mundial)
Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº7
Prelúdio-ponteio, Giga-quadrilha caipira, Tocata-desafio, Fuga-conversa
Villa-Lobos: Choros 10
INÁCIO DE NONNO
Mestre em música pela UFRJ e professor da classe de canto da Escola de Música, ganhou o Prêmio Especial para a canção brasileira no Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro. Têm vinte CDs gravados, todos dedicados ao repertório brasileiro. O CD “Colombo” de Carlos Gomes, no qual interpreta o papel título, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e o Prêmio Sharp de 1998. Seu repertório inclui mais de sessenta primeiras audições mundiais e 36 papéis em óperas. No repertório sinfônico apresentou-se como solista na 9ª Sinfonia de Beethoven, na Carmina Burana de Orff, no Messias de Haendel, no Réquiem Alemão de Brahms, nos Réquiens de Mozart e Fauré, em Stabat Mater de Rossini e em diversas cantatas de Bach.
O concerto aconteceu no ano de 2007, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a OSUSP.
Fotos: divulgação