Farol Santander Porto Alegre amplia a atuação cultural e divulga programação especial para o mês de agosto, com espetáculos de dança e música clássica e popular entre as atrações que acontecem no átrio do edifício. A Orquestra de Câmara da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) e a Cisne Negro Cia de Dança trazem seus trabalhos para o Farol, com concertos e apresentações diversas, de 10 a 28 de agosto. Fomentando a cultura do estado gaúcho, o icônico edifício na Praça da Alfândega selecionou companhias aclamadas para intervenções culturais, que enriquecem o catálogo de passeios pelos lados do Guaíba.

Para os amantes da sétima arte, o “cardápio” de filmes do Cine Farol em agosto é um prato cheio para os fãs de animação: filmes de grande sucesso do estúdio Pixar serão exibidos novamente nas salas de cinema do local.

  • Orquestra de Câmara da ULBRA – Concertos

Com repertório que contempla de Villa-Lobos e Chorinhos a Piazolla e ao Rock e visita ainda as Divas do Pop, a Orquestra de Câmara da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), fará quatro apresentações no Farol Santander, a partir de 10 de agosto.

O primeiro concerto traz obras de Villa-Lobos e Chorinhos na seleção, com o solista Elias Barbosa destilando seu talento no bandolim. “Bachianas Brasileiras nº 5”, “Quarteto nº 1”, ambas de Heitor Villa-Lobos puxam a fila. “Lamento”, de Pixinguinha; “Escorregando”, “Odeon” e “Apanhei-te Cavaquinho”, de Ernesto Nazareth e “Noites Cariocas”, de Jacob do Bandolim fazem parte da seleção. O espetáculo acontece no dia 10/08 (quarta-feira), às 18:30h.

Na semana seguinte, é a vez de sucessos de Divas da música Pop de todos os tempos desembarcarem na capital gaúcha. Hits de nomes como Aretha Franklin, Amy Winehouse, Adele, Cher, Cyndi Lauper, Lady Gaga e Madonna serão interpretados pelo Vocal TAKT. A apresentação ocorre no dia 18/08 (quinta-feira), às 18:30h.

O terceiro concerto é uma homenagem da orquestra a Astor Piazzolla, que completaria 100 anos em 2021. Considerado o pai do tango contemporâneo, Piazzola compôs obras como Milonga del AngelLa muerte del AngelMelancólico Buenos AiresInvierno Porteño e Piazzolânea, músicas que fazem parte do repertório do concerto especial, com participação do violinista Émerson Kretschmer como solista. A orquestra apresenta o Concerto Especial Piazzolla no dia 21/08 (domingo), às 17h.

A Orquestra de Câmara da ULBRA encerra sua participação na programação do Farol em grande estilo: apresentando obras de Benjamin Britten, Elgar, Elton John, Beatles, David Bowie e Queen, no concerto “Música Inglesa – Do Romantismo ao Rock”, realizado no dia 28/08 (domingo), às 17h.

Sobre a Orquestra de Câmara da ULBRA

A Orquestra de Câmara da ULBRA foi criada em julho de 1996, pelo Maestro Tiago Flores, em Canoas (RS). Composta por músicos de alto nível técnico, tem como principal meta manter a excelência da execução e acabamento musical. Como reconhecimento pelo trabalho, o grupo tem sido classificado entre os melhores do gênero no país.

Desenvolve três principais séries: Concertos de Temporada, com enfoque erudito, Concertos Didáticos, voltados para a rede de escolas públicas para crianças de 8 a 12 anos, e o Concertos Populares, que oferece outra vertente da música com orquestra, valorizando a música regional e nacional.

No repertório, constam as principais obras de música erudita compostas para instrumentos de cordas, abrangendo do período barroco até o contemporâneo, merecendo destaque As Quatro Estações de Vivaldi e as Serenatas para Cordas de Tchaikovski e Dvorak; já nas obras sacras, a Paixão Segundo São João, o Oratório de Natal de Bach, o Messias de Haendel e o Requiem de Mozart. O grupo é responsável pela estreia de diversas peças originais.

A música latino-americana e a música brasileira compõem outra vertente do conjunto, sendo motivo de frequente pesquisa e inclusão de novas obras ou lançamento de novos compositores na sua programação. A Orquestra de Câmara da Ulbra realiza anualmente cerca de 30 concertos, atingindo público aproximado de 20 mil expectadores.

  • Cisne Negro Cia de Dança. – Espetáculos

Cisne Negro Cia de Dança, considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, com 45 anos de existência, chega ao Farol Santander com dois espetáculos: Goitá, uma homenagem ao mamulengo, teatro de bonecos tradicional do Nordeste, popular do estado de Pernambuco, e Ziggy, um tributo a David Bowie.

Quatro apresentações ocorrem no Farol em dois dias: 13 e 20 de agosto (sábados). No primeiro sábado, a Cia inicia os trabalhos com Goitá e, logo na sequência, Ziggy. Na semana seguinte, o cronograma se repete, às 16h e 19h.

Goitá

Glória do Goitá, uma pequena cidade localizada a 60Km de Recife, é hoje em dia, considerada a capital brasileira do Mamulengo, tornando-se inspiração para este espetáculo que homenageia e reverencia esse universo popular Pernambucano. A apresentação “transforma” os bonecos de Mamulengos em “bailarinos”.

A ação do espetáculo, com 10 bailarinos em cena, se desenvolve em pleno mercado municipal, com suas barracas onde são vendidos objetos de palha, artefatos de cozinha, cabaça, buchas e uma infinidade de produtos produzidos por pequenos agricultores e artesãos locais. Afinal, a história se passa em um tempo quando ainda não havia celulares e internet, no final dos anos sessenta, onde os efeitos da industrialização já eram sentidos, mas a vida era mais lenta. Na trilha sonora, músicas em ritmos tradicionais como Coco, Samba e Maracatu.

Goitá tem Direção Cênica e Dramaturgia de Beto Andreetta, da Pia Fraus e Coreografia de Ana Catarina Vieira.

Ambas as atividades fazem parte da programação especial do Farol Santander no mês de agosto. A entrada é no valor de R$ 15 e dá direito à visitação a todo o edifício, além do Cine Farol Santander.

Ziggy

Em Ziggy, a coreografia fica a cargo de Mário Nascimento, assim como a compilação musical com base na discografia de Bowie; já os figurinos são do renomado Fábio Namatame. Esta obra é um mergulho interpretativo à genialidade de Bowie, que o levou a ser único na sua trajetória pela diversidade de suas aptidões artísticas, seja como músico, ator, cantor, compositor, instrumentista ou produtor, enfim, um ser humano e um artista multidisciplinar e completo na sua criação e atuação.

Bowie influenciou também o mundo da moda pelo seu jeito peculiar de seus figurinos e cenários e é um dos artistas mais reverenciados e respeitados deste século. Neste espetáculo, 10 bailarinos encenam ao som de clássicos como Black StarZiggy StardustLazarus e The London Boy.

Sobre a Cisne Negro Cia. de Dança

Fundada pela célere bailarina e coreógrafa Hulda Bittencourt, um dos maiores nomes na história do cenário brasileiro, a Cisne Negro Cia. de Dança, considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, sucesso de crítica e de público, com 45 anos de existência olhando para o futuro, está sempre pronta para levar a sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta. Após a morte de Hulda, em novembro de 2021, a Direção Artística da Cia é de responsabilidade de Dany Bittencourt, que segue carregando o legado da mãe mundo afora.

A Cisne Negro Cia. de Dança acredita que a cultura é uma ferramenta de transformação social, alimento de esperança e sonhos de muitas pessoas. Seus trabalhos já foram apresentados nas principais cidades do Brasil e, na África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Tailândia, Uruguai, China e Romênia, onde o Grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, construído com profissionalismo e paixão.

  • Cine Farol Santander

Arrebatando a programação multicultural, um presente para os amantes da sétima arte de todas as idades: Devido ao grande sucesso e alta procura do público pelos ingressos, o Cine Farol Santander decidiu ampliar a exibição de grandes clássicos da animação produzidos pela Pixar, um dos maiores estúdios do segmento no mundo.

Filmes aclamados como Toy Story, Carros e Os Incríveis seguem em cartaz, de 2 de agosto até 1º de setembro. A entrada para a sessão do Cine Farol é gratuita, já o ingresso no valor de R$ 15,00 dá direito à visitação completa ao prédio. Os ingressos podem ser adquiridos no link aqui.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

Construído para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre, completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio.

O Cine Farol Santander, no sobsolo do prédio, exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes.

Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo, que já conta com o Cine Farol Santander e a mostra Os Dois Lados da Moeda, ainda oferece aos visitantes um café.