A Panamericana – Escola de Arte e Design, em parceria com a Folha de S.Paulo, promoveram a Exposição dos trabalhos vencedores da 81ª edição do Festival internacional The Art Directors Club NY (ADCNY). A Exposição anual era dividida nas duas unidades da Escola, Groenlândia e Angélica.
A mostra reuniu 122 trabalhos internacionais em seu sexto ano consecutivo no Brasil (sempre realizada pela Panamericana, representante do ADCNY no país). 88 deles foram expostos em painéis (prêmios das categorias Advertising, Design e Student) e 34 filmes de TV/ Cinema (que foram exibidos em vídeo). A Exposição dos premiados foi itinerante: depois do evento nos Estados Unidos (que aconteceu em 2002), passou também por países como China, França, Itália, Japão, Hong Kong, Portugal, Tailândia e Turquia, que estavam entre os 47 participantes do evento. A 81ª edição do Festival recebeu um total de 12.357 inscrições e distribuiu 18 prêmios Ouro, 57 Prata, 106 Distinctive Merits.
Sete agências brasileiras foram premiadas durante a última edição do Festival. São elas: AG2 (com 1 Ouro pelos banners realizado para a Embraer); AlmapBBDO (com 1 Prata pelos banners realizados para o Greenpeace, além de 3 Merits, por trabalhos produzidos para Volkswagen, Effem e Pepsi); Young & Rubicam Brasil (com 1 Distinctive Merit, pelo anúncio criado para a Editora Símbolo); DPZ Propaganda (com 1 Distinctive Merit, pela campanha realizada para a Johnson & Johnson e 1 Merit, por trabalho realizado para Jaguar), Giovanni, FCB (com 1 Merit pela realização para S. C. Johnson), Leo Burnett (também com 1 Merit, graças a sua criação para Leroy Merlin) e Lobo (com 1 Merit por seu trabalho para o Festival Upload).
Além do ADCNY, a Panamericana representou ainda os festivais internacionais de Publicidade e Design The One Show Awards e Clio Awards, realizando Exposições destes eventos também em parceria com a Folha de S. Paulo.
Trabalhos Brasileiros Premiados no Festival The Art Directors Club NY in Panamericana:
Agência |
Cliente |
Categoria |
Prêmio |
Título |
AG2 | Embraer | New Media,
Banners |
Ouro | Fly Here |
AlmapBBDO | Greenpeace | New Media,
Banners |
Prata | Chainsaw |
AlmapBBDO | Volkswagen | TV: Under 30 Seconds | Merit | Shut the Hell Up |
AlmapBBDO | Effem | Consumer Magazine: spread | Merit | You Cat Won’t Want Fish |
Almap BBDO | Pepsi | Consumer Magazine: spread | Merit | Pepsi Light – Woman |
DPZ | Johnson & Johnson | Advertising, Consumer Magazine: spread, campaign | Distinctive Merit | Sunburns |
DPZ | Jaguar | Consumer Magazine: spread | Merit | Key |
Giovanni, FCB | S. C. Johnson | Consumer Magazine: Full Page | Merit | Doll |
Leo Burnett | Leroy Merlin | Trade Magazine: Multipage, Campaign | Merit | Gardener |
Lobo | Festival Upload | TV Identities / Opening / Teasers | Merit | Upload |
Young & Rubicam Brasil | Editora
Símbolo |
Guerilla Advertising/ Unconventional Media | Distinctive Merit | Baby Magazine |
THE ART DIRECTORS CLUB NY
Criada em 1921, a premiação anual The Art Directors Club NY é a mais antiga do gênero nos Estados Unidos e uma das mais tradicionais. Ilustradores como Maxfield Parrish e Norman Rockwell são apenas alguns dos talentos mundiais reconhecidos pelo clube, assim como os diretores de arte e Designers Milton Glaser, Herb Lubalin, Saul Bass e Massimo Vignelli. Desde 1998, a Panamericana – Escola de Arte e Design é a representante oficial do Festival no Brasil e, desde 2001, conta com a parceria da Folha de S.Paulo na realização da Exposição dos trabalhos premiados. Além de promover o evento, a parceria distribui fichas de inscrição aos criativos brasileiros e disponibiliza um serviço de informações no período em que elas acontecem. O site oficial do Festival é www.adcny.org .
FICHA TÉCNICA
Cliente: Panamericana – Escola de Arte e Design e Folha de São Paulo
Produto: Art Directors Club N.Y. in Panamericana
Diretor de Criação: Marcello Serpa e Luiz Sanches
Diretor de Arte: Renato Fernandez
Redatora: Sophie Schoenburg
Fotógrafos:
Gabriel Matarazzo (anúncio restaurante)
Rafael Assef (anúncio olho)
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Mídia: Wanderley Jovenazzo e Marcelo Bicudo
Atendimento: Fico Meirelles e Yoshiko Saito
Aprovação cliente: Enrique Lipszyc (Panamericana – Escola de Arte e Design) e Paulo T. Mira (Folha de S.Paulo)
O evento aconteceu no ano de 2003, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.