Ministério da Cultura e SANTANDER BRASIL apresentam o musical
I R O N
O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO
E L E C T R O Ó P E R A
NO 033 ROOFTOP, DO TEATRO SANTANDER
- direção de Ulysses Cruz
- idealização de Ulysses Cruz, Caio Paduan e Marcos Daud
- com Tiago Barbosa, Leticia Soares, Caio Paduan, Saulo Vasconcelos, Yara Charry, Livian Aragão, Thobias da Vai-Vai, Dagoberto Feliz, Daniel Haidar, Débora Polistchuck, Gabriela Correa, Luiz Nicolau, Nicolas Ahnert, Rafael de Castro, Rafael Leal
O musical é uma livre adaptação do clássico de Alexandre Dumas (1802-1870), ambientado na França absolutista de Luis XIV: o drama de um prisioneiro fadado a viver com o rosto coberto por uma pesada máscara de ferro, levantando suspeitas de que seria um irmão gêmeo do tirano. Os três mosqueteiros têm a missão de libertar o misterioso sósia e ajudá-lo a tomar o poder.
Encenado no 033 Rooftop, do Teatro Santander, no Complexo JK Iguatemi, o espetáculo oferece ao público uma experiência musical interativa em 360º, rompendo os limites entre palco e plateia.
O público estará misturado ao elenco e ao cenário, formado por módulos cenográficos que mudarão de lugar com a ajuda do público ao longo da ação, assim como os espectadores que, como numa festa ou num show, estarão livres para se deslocar e interagir com os atores, além de desfrutar do bar, que permanecerá aberto durante todo o tempo.
de 04 agosto a 22 de outubro no 033 Rooftop, do Teatro Santander
@mascaradeferroiron | @033rooftop
A partir do dia 04 de agosto o público paulistano poderá vivenciar uma experiência interativa inédita, compartilhada com 15 atores-cantores, 6 músicos e um cenário itinerante. Um musical nada convencional, idealizado e dirigido por Ulysses Cruz, com libreto de Marcos Daud e músicas de Elton Towersey, promove um mergulho sensorial na misteriosa aventura de um homem cuja indentidade está escondida há mais de 350 anos: o homem da máscara de ferro.
I R O N – O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO é uma livre adaptação do clássico de Alexandre Dumas (1802-1870), que tornou ficção uma história real ocorrida na França, no reinado do absolutista Luis XIV. Tanto o romance de Dumas quanto o musical tem como pano de fundo sociedades que lutam para se libertar da sanha autoritária e de líderes mais preocupados consigo próprios do que com os rumos da nação que dirigem.
O ELENCO
Vivendo o duplo papel do Rei e do Homem da Máscara de Ferro, Tiago Barbosa, artista de carreira internacional consolidada, considerado ‘o melhor Simba do mundo’ no musical da Broadway “O Rei Leão”, versões brasileira e espanhola.
Ana D’Austria será vivida por Leticia Soares (“O Rei Leão”, “Mudança de Hábito”, “A Cor Púrpura”); Restiff – O Mestre de Cerimônias por Saulo Vasconcellos, segundo ator no mundo a interpretar o papel-título de “O Fantasma da Ópera” em duas línguas.
Caio Paduan (“Além do Tempo”, ”Rock Story”, ”O Outro Lado do Paraíso”, ”Verão 90”, série “Reis”) é D’Artagnan; Yara Charry (recentemente no ar na novela “Todas as Flores”) é Louise; Livian Aragão (novelas “Malhação”, “Flor do Caribe”; filmes “O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili”, “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili” e “Nosso Querido Trapalhão”, entre outros) é Lully; e Thobias da Vai-Vai, reconhecido pela sua longa estrada no carnaval como cantor, compositor e diretor de escolas de samba, estreia no teatro musical interpretando ninguém menos do que o próprio Alexandre Dumas, que conduz a narrativa.
Completam o elenco Dagoberto Feliz como Aramis, Daniel Haidar como Raoul e Molière, Débora Polistchuck como Mme. Dubois, Gabriela Correa como Armande, Luiz Nicolau como Athos, Nicolas Ahnert como Colbert e Carcereiro, Rafael de Castro como Porthos, Rafael Leal como Nicolas Fouquet.
SINOPSE
Esquecido em uma cela na Bastilha, está um prisioneiro que poderá mudar a história da França. Sua semelhança física com o rei Luís XIV é impressionante. Mas pouquíssimos sabem disso, pois seu rosto está coberto por uma horripilante máscara de ferro. Enquanto isso, o que faz o rei da França? Governa o país com descaso e arrogância, mais interessado em suas amantes e em seus prazeres pessoais. Os três mosqueteiros entram em cena com a missão de depor o rei e substituí-lo pelo sósia encarcerado. Começa, então, a perigosa aventura de se livrar de um líder irresponsável e pôr em seu lugar alguém que esteja de fato preocupado com o futuro da nação.
A ENCENAÇÃO
Ao chegar no espaço, o primeiro lugar por onde o público passa são os camarins, permanentemente visíveis. Há 96 lugares num plano mais alto para os que precisam/preferem se sentar, e os demais espectadores terão livre circulação pelo espaço durante a apresentação, dançando e cantando com os atores ou ajudando a mover o cenário – se assim desejarem -, e desfrutando do bar, como se estivessem numa festa. Um cardápio especial de pratos franceses será criado para este evento. É um entretenimento para toda a família, aberto ao público de todas as idades.
“O público acompanha a história junto aos atores, estão todos no mesmo espaço. Tudo pode ser feito em conjunto. O cenário, composto de várias partes que se movimentam sobre rodas, vai sendo montado e deslocado com a ajuda da plateia (de quem desejar participar), dando forma aos diversos ambientes onde ação acontece – uma galeria de arte, o Palácio de Versalhes, o laranjal do Rei Luís XIV, a Bastilha, o quarto do Luís XIV, uma festa no salão dos espelhos. A música e as coregrafias, animadas e festivas, foram criadas para incluir o público, com refrões e movimentos de rápida assimilacão para que todos que queiram, possam cantar e dançar junto com os atores.”, conta Ulysses Cruz.
Assim como o musical não segue o formato tradicional do gênero, também não se deixa aprisionar às fronteiras da França dos anos 1600, levando o público a uma dimensão atemporal, que funde referências medievais e contemporâneas.
Os figurinos de Pazetto fazem uso de estruturas de metal, cores escuras, tachas e aplicações metálicas, couro, aramados e brocados, rementendo a elementos da estética punk e do universo sadomasoquista. O cenário, também de Pazetto, é itinerante: uma grande estrutura metálica subdividida em vários módulos que “andarão” pelo espaço criando e modificando continuamente os ambientes. A música original de Elton Towersey e a direção musical de Jorge de Godoy trazem elementos da música eletrônica ao mesmo tempo em que preservam sua grandiosidade operística.
FICHA TÉCNICA
IDEALIZAÇÃO: ULYSSES CRUZ, CAIO PADUAN E MARCOS DAUD
DIREÇÃO GERAL: ULYSSES CRUZ
LIBRETO: MARCOS DAUD
DIREÇÃO MUSICAL E PREPARAÇÃO VOCAL: JORGE DE GODOY
LETRAS E MÚSICAS ORIGINAIS: ELTON TOWERSEY
ARRANJOS: NATAN BADUE
DIREÇÃO MUSICAL ASSOCIADA: RAFAEL MARÃO
DIREÇÃO DE MOVIMENTO E COREOGRAFIAS: BÁRBARA GUERRA
ASSISTENTE DE MOVIMENTO/COREOGRAFIAS E DIRETOR RESIDENTE: JOHNNY CAMOLESE
ELENCO / PERSONAGEM:
TIAGO BARBOSA – Luís XIV e Philipp (Homem da Máscara de Ferro)
LETICIA SOARES – Ana D’Áustria
CAIO PADUAN – D’Artagnan
SAULO VASCONCELOS – Restiff – O Mestre de Cerimônias
YARA CHARRY – Louise
LIVIAN ARAGÃO – Jean Baptiste Lully
THOBIAS DA VAI-VAI – Alexandre Dumas – o autor
DAGOBERTO FELIZ – Aramis
DANIEL HAIDAR – Raoul / Molière
DÉBORA POLISTCHUCK – Mme. Dubois
GABRIELA CORREA – Armande
LUIZ NICOLAU – Athos
NICOLAS AHNERT – Colbert / Carcereiro
RAFAEL DE CASTRO – Porthos
RAFAEL LEAL – Nicolas Fouquet
MÚSICOS: Rafael Marão (regente e pianista), Viviane Franco (pianista), Bruno Galhardi (baterista), Gibson Freitas (baixista), Lucas Fragiacomo (guitarrista), Pedro Abujamra (pianista)
DIREÇÃO DE ELENCO: VANESSA VEIGA
DIREÇÃO CRIATIVA | CENÁRIO | FIGURINO: PAZETTO
PRODUÇÃO DE FIGURINO: CAIA GUIMARÃES
EXECUÇÃO DE CENOGRAFIA: FCR
DIREÇÃO DE PALCO: FERNANDO NIETZCHE
VISAGISMO: ANDERSON BUENO
ILUMINADOR: CAETANO VILELLA
ILUMINADOR ASSISTENTE: NICOLAS CARATORI
SOUND DESIGN: BREDA
DIREÇÃO DE ARTE: MARCIO RIBAS
PATROCÍNIO MASTER: SANTANDER BRASIL
COORDENAÇÃO DE PROJETO: FIORAVANTE ALMEIDA
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: CAMILA BEVILAQUA
PRODUÇÃO EXECUTIVA: MARCELO CHAFFIM
DIREÇÃO EXECUTIVA: THIAGO DE LOS REYES
REDES SOCIAIS: 1812 COMUNICAÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA: JSPONTES COMUNICAÇÃO – JOÃO PONTES E STELLA STEPHANY
PRODUTORAS ASSOCIADAS: FLO ARTS E ULYSSES CRUZ ARTE E ENTRETENIMENTO
A EQUIPE CRIATIVA
ULYSSES CRUZ
IDEALIZAÇÃO E DIREÇÃO GERAL
O diretor e encenador Ulysses Cruz (SP, 1952) despontou nos anos 1980 marcado pela forte visualidade que imprime às suas realizações, partindo, preponderantemente, de adaptações de obras literárias para a cena. Em 1983, tornou-se diretor assistente de Antunes Filho no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), colaborando numa remontagem de “Macunaíma” e nas criações de “Nelson 2 Rodrigues” e “Romeu e Julieta”, aprendizado que lhe permitiu alçar novos vôos criativos. Ali mesmo criou, em 1985, com o grupo Boi Voador, uma primorosa encenação de “Velhos Marinheiros”, inspirado em Jorge Amado e depois elaborando em 1986 uma ousada versão para “O Despertar da Primavera”, de Frank Wedekind.
Além de destacar-se também pelo conhecimento nas obras de Shakespeare, tendo montado “Macbeth”, “Péricles – Príncipe de Tiro”, “Rei Lear” e “Hamlet” com montagens
emblemáticas ao longo dos anos 1990/2000, Ulysses tem em seu currículo mais de 40 montagens entre teatro e musicais. Sua atuação múltipla também percorreu caminhos no Carnaval com a Escola de Samba Vai-Vai, criando enredos e desfiles nos anos de 1986 e 1987, além de inúmeras comissões de frente com Viradouro e Imperatriz em parceria com a coreógrafa Deborah Colker. Na TV, foi diretor geral na Rede Globo, com passagens marcantes por novelas e os grandiosos shows do “Criança Esperança” 2009 a 2012.
MARCOS DAUD
LIBRETO
Marcos Daud é dramaturgo, tradutor e adaptador com vasta experiência em obras de autores como Shakespeare, Edgar Allan Poe, Tennessee Williams, entre outros.
Ao lado de Ulysses Cruz, traduziu e adaptou inúmeras obras e esteve presente em “Macunaíma”, com Direção de Antunes Filho em 1986, no Centro de Pesquisa Teatral. Também esteve ao lado de nomes relevantes no teatro Ron Daniels, Gabriel Vilella e Paul Heritage. Destaca-se por sua intensa pesquisa literária e sua utilização como referência na construção dos seus textos e libretos em diferentes estilos.
PAZETTO
DIREÇÃO CRIATIVA, CENOGRAFIA, FIGURINOS
Após 15 anos na liderança da produção de eventos, Carlos Pazetto hoje pode se orgulhar de ter seu nome encabeçando a ficha técnica das mais conhecidas e reconhecidas festas de luxo do Brasil, exposições e açōes de mkt de LUXO, ARTE E MODA.
Dentre os eventos concebidos por Pazetto, estão MUSEU GUCCI, EXPOSIÇÃO DA LOUIS VUITTON COM GISELE BUNDCHEN, INSTALAÇÃO PARA A DIOR NO INSTITUTO TOMIE OTAKE, dentre outros projetos de mise-en-scène para EMBRAER E VW.
Pazetto conjuga rara mente criativa, sofisticada ousadia e forte capacidade de direção de imagem. É justamente esta fórmula que o torna um profissional visionário, que enxerga a projetos de teatro e arte como sendo grandes e emocionantes espetáculos. Seus clientes são LOUIS VUITTON, DIOR, CHANEL, VEUVE CLICQUOT, EMBRAER, JK IGUATEMI, VW, HEINEKEN, VOGUE, dentre outros.
CAETANO VILELA
LIGHT DESIGNER
Seu nome ganhou destaque no mundo da ópera tendo realizado dezenas de produções em importantes teatros no Brasil e no exterior, com destaque para “A Queda da Casa de Usher”/Phillip Glass; “Lady Macbeth” do Distrito de Mtzensk/Shostakovich, além da estreia mundial da ópera “Ça Ira” de Roger Waters, compositor e fundador do Pink Floyd. Ganhou o Prêmio Shell de Iluminação em 2011 pelo espetáculo “Dueto para Um” e sendo indicado novamente em 2014, 2015 e 2016 pela peça “As Benevolentes”, monólogo com Thiago Fragoso dirigido por Ulysses Cruz. Foi selecionado, junto com outros artistas brasileiros, para representar o Brasil na Quadrienal de Praga (Performance Design and Space), exposição mundial de criadores da área teatral que aconteceu em julho de 2015 na República Tcheca, e é um dos iluminadores mais proeminentes do cenário brasileiro de ópera e musicais.
ANDERSON BUENO
VISAGISMO
Unindo técnica e talento, Anderson Bueno tornou-se um dos principais e mais premiados designers de maquiagem do Brasil. Especialista na maquiagem para espetáculos e grandes eventos, trabalhou como consultor de beleza do reality “Sob Medida”, programa exibido na Rede TV. Autodidata, inicialmente formou-se em maquiagem e caracterização com a expert Corinne Perez, em 2001, e em maquiagem artística no badalado Stick Art Studio, em Barcelona (Espanha). Especializou-se com profissionais renomados como Beto França e Henrique Mello no Brasil, nos Estados Unidos com Bruna Nogueira, Dany Sanz, Nicoleta Skarlattos e a ganhadora do Oscar, Ve Neill. Dentre os artistas com quem já trabalhou, destacam-se nomes nacionais como Claudia Leitte, Marília Gabriela e Marília Pêra, e internacionais, os atores americanos Patrick Dempsey, John Malkovich e a cineasta e artista plástica japonesa Yoko Ono.
Atualmente, Anderson dedica-se ao seu canal PAPO DE CAMARIM no Youtube, onde, de forma descontraída, bate um papo informal com personalidades durante o processo de maquiagem. Além disso, trabalha como supervisor artístico da agenda de espetáculos do Teatro Paiol Cultural em São Paulo.
BÁRBARA GUERRA
DIREÇÃO DE MOVIMENTO
Com sua versatilidade e ampla relevância no cenário artístico, traz em sua trajetória a produção dos espetáculos: “Alegria Alegria – O musical”, “HEBE -o musical”, “Zorro – Nasce uma lenda”, “Donna Summer Musical”, a peça “A Mentira”, a exposição “Dinossauros Patatagotitan – O maior do mundo” e “Frozen in Concert”. Como coreógrafa, conquistou o prêmio de melhor coreografia por duas vezes consecutivas no maior prêmio de Teatro Musical do Brasil, o Prêmio Bibi Ferreira, com as coreografias de “Donna Summer Musical” e “Zorro, Nasce uma Lenda”, em que conquistou também o Prêmio Destaque Imprensa Digital.
Ainda como coreógrafa, foi bicampeã do maior reality show de dança da televisão brasileira, o “Dancing Brasil”, como coach e coreógrafa dos artistas Yudi Tamashiro e Marcos Mion. Formada em dança pela Escola Técnica de Dança de Cubatão, integrou a Raça Cia de Dança de São Paulo, participou como bailarina/atriz dos musicais “Antes tarde do que nunca”, “We Will Rock You Brazil”, “New York New York – o musical” e foi diretora residente de “Elis – A musical”, com direção de Dennis Carvalho. Atualmente coreografou “O Coro – Sucesso aqui vou eu”, bem como integra o elenco como atriz, dando vida a personagem Cristina Davos, no DisneyPlus. Em 2024, produzirá os musicas “Tom Jobim” e “Elvis Presley”, e em 2025 o musical “A Chorus Line”.
SOBRE O 033 ROOFTOP
Inaugurado em 2018 e localizado no topo do Teatro Santander, apontado como um dos melhores espaços de eventos da capital, o 033 Rooftop oferece uma excelente infraestrutura para eventos de qualquer natureza, com modernidade e flexibilidade. Já passaram pelo palco do local os espetáculos “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”, “Zorro – Nasce uma Lenda”, “Silvio Santos vem aí” e “Sweeney Todd”.
Com o número 033, identificação do Santander em seu nome, o 033 Rooftop tem 1.000 m² de área total. O empreendimento possui pé direito alto e amplas janelas que exploram o conceito de industrial chic, mesclando obras de arte com um design em linhas retas e tons neutros.
O local conta com lounge, terraço, salão principal, bar, varanda privada, sala de reunião VIP, camarim, cozinha industrial e salas técnicas e de apoio.
SOBRE O JK IGUATEMI
Projetado sob novo conceito de shopping center, desde 2012, o Shopping JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Fazem parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor.
SANTANDER E CULTURA
O Santander Brasil investe nas mais distintas manifestações culturais e promove a democratização da cultura para a sociedade. Além das parcerias e apoios ao setor, o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander Porto Alegre e São Paulo, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.
Destacam-se ainda os patrocínios ao Museu do Amanhã (RJ), Museu do Ipiranga (SP), Festival de Música em Trancoso (BA), Projeto JAZZ BR (SP) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE).
Recentemente, o Santander Brasil anunciou uma parceria com a Live Nation Brasil, responsável por trazer ao país grandes shows internacionais. A primeira grande atração dessa união será a única apresentação da cantora Alanis Morissette na América do Sul, que acontece em novembro de 2023, em São Paulo.
O Santander patrocina também a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, ambas do Rio de Janeiro e formadas por jovens da rede pública de ensino carioca.
Mais informações à imprensa:
SERVIÇO | IRON – O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO
Data: De 04 de agosto a 22 de outubro (conferir no site todas as datas disponíveis)
Horários: sextas-feiras, às 20h30; sábados e domingos, às 16h30 e 20h30
Local: 033Rooftop, do Teatro Santander
Endereço: Complexo JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Duração: 90 minutos (com intervalo de 15 min)
Classificação indicativa: Livre, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
PREÇOS:
CADEIRA: R$250,00 – inteira / R$125,00 – meia-entrada
PISTA IMERSIVA: R$190,00 – inteira / R$95,00 – meia-entrada
INGRESSOS
Internet (com taxa de conveniência): https://www.sympla.com.br/
Bilheteria física (sem taxa de conveniência): Teatro Santander | Horário de funcionamento: todos os dias das 12h às 18h. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia. Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041.
JSPontes Comunicação
Assessoria de imprensa do espetáculo IRON – O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO
João Pontes – 21 99983-7232
Stella Stephany – 21 99983-9540
Site: http://jspontes.com.br
Marra Comunicação
Assessoria de imprensa Teatro Santander e 033 Rooftop
Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063
Priscila Previato: priscila@paulomarra.com.br – 11 99152-1525
Paulo Marra: marracomunica@gmail.com – 11 99255-3149
Redação: redacao@paulomarra.com.br – 11 3258-4780