A Panamericana – Escola de Arte e Design e a Folha de S. Paulo promoveram a edição 2002 da Exposição Clio Awards, que reuniu os trabalhos vencedores deste tradicional Festival internacional de Publicidade e Design. Destaque para os 18 Clios recebidos pelas agências brasileiras, que levaram o país ao primeiro lugar entre os latino-americanos (à frente da Argentina, com 8 estatuetas). A mostra aconteceu na Unidade Groenlândia da Panamericana, de 24 de outubro (quinta-feira) a 7 de novembro (quinta-feira).
As cinco agências brasileiras premiadas foram a AlmapBBDO, DM9DDB, Giovanni FCB, Leo Burnett Publicidade e a Young & Rubicam Brasil, totalizando 8 Clios na categoria TV/ Cinema (2 de Prata e 6 de Bronze), 8 em Print (3 de Prata e 5 de Bronze) e 2 em Poster (1 de Prata e 1 de Bronze).
No total, a Exposição abrigou 121 trabalhos premiados, divididos em 76 painéis e 16 cubos transparentes contendo material tridimensional (como livros, cartões postais, embalagens, rótulos, garrafas e latas de cerveja). Os filmes para TV e Cinema são apresentados num monitor, numa seqüência em vídeo com 43 minutos de duração.
O Festival Clio Awards, cujos premiados foram anunciados em maio deste ano nos Estados Unidos, teve inscrições de 67 países e distribuiu 281 estatuetas, incluindo: 4 Grand Clios, 2 Halls of Fame, 43 Clios de Ouro, 75 de Prata e 157 de Bronze. O Festival premia agências de todo o mundo nas categorias TV/ Cinema, Print, Outdoor, Radio, Integrated Media, Design, Estudantes e Web Sites. Este é o terceiro ano consecutivo em que a Panamericana representa o Clio no Brasil, o segundo tendo a Folha de S. Paulo como patrocinadora oficial e co-realizadora da Exposição.
Para o evento norte-americano deste ano, Washington Olivetto, presidente da W/Brasil, foi convidado a se tornar o primeiro Presidente de Honra da história do Festival. Vale lembrar que a W/Brasil foi a primeira agência da América Latina a vencer um Grand-Clio (premiação máxima do Festival), na categoria TV/Cinema, com o filme A Semana, em 2001.
Os brasileiros estiveram presentes também no corpo de jurados. Marcello Serpa, sócio-diretor da AlmapBBDO e membro do Comitê de Notáveis da Panamericana, presidiu o júri de TV/ Rádio.
O diretor de criação da AgênciaClick, PJ Pereira, integrou o júri de Internet. Ele destacou a importância da premiação: “O Clio é sempre um evento mundial, todo mundo pára o que está fazendo para saber os resultados. E para quem é jurado, isso significa uma responsabilidade enorme. Imagine o medo de cometer injustiças! E as paixões e sentimentos nacionalistas que insistem em tentar embaçar nosso julgamento? E as divergências? Tudo isso pesa. Mas, quando se vê a lista final, o resultado é sempre gratificante“.
Ehr Ray, ex-vice-presidente de Criação da DM9DDB integrou o júri de Print/ Poster e concorda com os colegas brasileiros quanto às escolhas: “Fazer parte de um grupo tão seleto como o júri do Clio foi fantástico. Tive a oportunidade de rever amigos e ver o que o mundo está fazendo de melhor na Publicidade. O trabalho foi intenso, mas tenho a certeza de que escolhemos o melhor“.
Em relação aos destaques internacionais: a DDB Chicago, dos Estados Unidos, ficou com o Grand-Clio em Rádio; o Grand-Clio de Print ficou com a agência inglesa BMP DDB e a campanha realizada pela Fallon (EUA) para a BMW levou o Grand-Clio em TV e Web Site. A Fallon também foi vencedora do prêmio Agência do Ano.
Além do Clio, a Panamericana representa ainda os festivais internacionais de Publicidade e Design The One Show Awards e The Art Directors Club NY Awards e realizou Exposições destes eventos também em parceria com a Folha de S.Paulo. Os parceiros já promoveram este ano as mostras One Show in Panamericana (referente aos premiados de 2002) e The Art Directors Club NY in Panamericana (referente aos premiados de 2001).
LISTA COMPLETA DE BRASILEIROS VENCEDORES
CATEGORIA TV/CINEMA (8 Clios)
Agência | Cliente/ Produto | Título | Sub-categoria | Prêmio |
AlmapBBDO | Pepsi | Beckham | Beverages/Non-Alcoholic | Prata |
AlmapBBDO | Café Pilão | Cup | Beverages/Non-Alcoholic | Bronze |
AlmapBBDO | Associação Instituto Sapientiae | Selfish | Public Service | Bronze |
DM9DDB | MASP | Faces | Entertainment Promotion | Prata |
DM9DDB | Neutrogena Skincare | Glasses | Toiletries/ Pharmaceuticais | Bronze |
Leo Burnett | Anti-Suicide Campaign | Daughter | Public Service | Bronze |
Young & Rubicam | Revista Placar | Prison | Media Promotion | Bronze |
Young & Rubicam | ANJ | Personalities | Media Promotion | Bronze |
CATEGORIA PRINT (8 Clios)
Agência | Cliente/ Produto | Título | Sub-categoria | Prêmio |
AlmappBBDO | Pepsi Light | Woman | Beverages/Non-Alcoholic | Prata |
AlmappBBDO | Companhia das Letras | The Cavern. The new book by José Saramargo | Entertainment Promotion | Bronze |
DM9DDB | MASP | Freud at Masp | Entertainment Promotion | Bronze |
DM9DDB | TAM | All the lines are parallel, both circles in the middle | Travel/ Tourism | Prata |
Giovanni FCB | Jeep | Climbing | Automotive | Prata |
Giovanni FCB | Jeep | Shelf | Automotive | Bronze |
Giovanni FCB | Harley-Davidson | Grandpa | Automotive | Bronze |
Giovanni FCB | Loterj State Lottery | Scratched/Bus
Scratched/Bike Scratched/Train |
Campaign | Bronze |
CATEGORIA POSTER (2 Clios)
Agência | Cliente/ Produto | Título | Sub-categoria | Prêmio |
DM9DDB | Honda | Eveyone’s Born Dreaming of a Honda | Automotive | Prata |
DM9DDB | MASP | Freud at Masp | Entertainment Promotion | Bronze |
CLIO AWARDS
O Clio Awards foi fundado em 1959 por Wallace Ross. O nome Clio vem de uma das nove musas na mitologia grega: ela era a historiadora, aquela que divulgava e celebrava realizações. A partir de 1965, a premiação, originalmente focada à produção norte-americana, passou a reconhecer também trabalhos internacionais. Hoje em dia o Clio permanece como um dos maiores prêmios de Publicidade do mundo e mantém uma rede de representantes em 39 países (a representante brasileira é a Panamericana – Escola de Arte e Design, que realiza as ações do Festival no país – divulgação, convocação para inscrições e Exposição – em parceria com a Folha de S.Paulo). No processo de escolha, Ouro, Prata e Bronze são atribuídos aos trabalhos que atingirem uma nota mínima. Por esse formato de julgamento, podem existir casos como vários premiados em ouro e bronze numa categoria e nenhum em prata, por exemplo.
O evento aconteceu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Escola Panamericana de Artes.