O evento contou com a programação inédita de teatro, dança, música popular e erudita, literatura, artes plásticas, arquitetura, cinema e vídeo, além de exposição virtual, debates e palestras. As mostras e espetáculos ocuparam as salas do Centro Cultural São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo, a Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera, a Biblioteca Mário de Andrade e o Auditório Cláudio Abramo da Secretaria Municipal de Cultura. O evento foi promovido pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura.
A proposta do evento foi introduzir o público no contexto histórico das Grandes Navegações que levaram ao Descobrimento do Brasil, por intermédio de uma breve retrospectiva de sua influência no panorama artístico luso-brasileiro e, por outro lado, mostrar o resultado da convivência entre estes povos de Língua Portuguesa, a partir das atuais tendências da produção cultural.
Concebido pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP), o projeto “Navegar é preciso – Portugal – Brasil – África” contou com a participação de diversas instituições de Portugal e do Brasil, incluindo o apoio da Tap Air Portugal, Comissão Nacional para as Comemorações dos 500 Anos de Descobrimentos (Portugal), Ministério da Cultura de Portugal e Pão de Açúcar.
Com uma carreira iniciada há 12 anos, o maranhense ZECA BALEIRO despontou para o público quando participou do Acústico MTV, ao lado de Gal Costa. Revelação dos anos 90, seu trabalho lhe rendeu o Prêmio Sharp em 1998 nesta categoria.
Superstar absoluta de Portugal nos últimos 5 anos, PEDRO ABRUNHOSA é a figura do roqueiro incorrigível que chegou para incendiar o panorama musical da “terrinha”. Com uma formação clássica e influências jazzísticas, atualmente ele aposta em um repertório que transita do funk ao trip hop, até se estabelecer no soul, gênero que o popularizou na Europa.
PROGRAMAÇÃO
MÚSICA POPULAR: Curadoria Nilson Copede
– Xutos e Pontapés e Ira!
– Chico César e Dany Silva
– Zeca Baleiro e Pedro Abrunhosa
– Paulinho da Viola e Simentera
– Filipe Mukenga e Eugênia Melo e Castro
Zeca Baleiro participou do Navegar é Preciso: Brasil/ Portugal/ África com Pedro Abrunhosa, e a Marra Comunicação realizou a assessoria de imprensa do evento, em 2000.