Promovida pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a Conferência “Acesso Multimídia ao Patrimônio Cultural” foi realizada na Fundação Engenheiro Antônio de Almeida, na cidade do Porto. O objetivo foi promover um amplo debate sobre a aplicação das Tecnologias de Informação e das Comunicações a respeito do Patrimônio Cultural e conhecer os trabalhos e projetos que estavam sendo realizados por empresas públicas ou privadas nesta área. Para os responsáveis e os técnicos de organismos culturais, como museus, arquivos e bibliotecas, esta conferência visava também constituir um momento de reflexão sobre os novos desafios que as instituições culturais enfrentariam no mundo das comunicações a partir do próximo milênio.
No Brasil, um dos representantes foi o MUSEU DA PESSOA, cujo tema será “MUSEU DA PESSOA DESEMBARCA NO PORTO 2001”. Trata-se do projeto de inaugurar um núcleo do Museu da Pessoa em Portugal no ano de 2001, quando a cidade do Porto sediaria, ao lado de Roterdã, a capital cultural da Europa. Contando a história da cidade de um modo inédito, através da memória de seus cidadãos anônimos, o MUSEU DA PESSOA foi mais um motivo de celebração e orgulho para o Porto.
Também participaram do evento instituições como a Faculdade de Ciências da Informação da Universidad Complutense de Madrid (Espanha), o Centro de Informática da Universidade do Minho (Portugal), Fundação Mário Soares (Portugal) o Digitalization of Cultural Heritage (Estados Unidos), Archives Museums & Informatics (Estados Unidos), The Art Museum Image Consortium (Estados Unidos), Fundação para a Computação Científica Nacional (Portugal), Dirección Geral de Patrimônio Cultural Xunta de Galícia (Estados Unidos), entre outras.
O MUSEU DA PESSOA
O MUSEU DA PESSOA é um museu virtual que retrata a história de uma maneira peculiar, através das memórias de indivíduos comuns da sociedade por meio de documentos, imagens e depoimentos.
Realiza também projetos de resgate histórico para os mais diversos tipos de empresas e instituições, que depois passam também a integrar o seu acervo. Neste caso é o museu que vai em busca das pessoas e, a partir do registro do depoimento em áudio e vídeo e de pesquisa direta em arquivos, disponibiliza dados na Internet, organiza e sistematiza acervos históricos, produz bancos de dados, CD-Roms, publicações, documentários em vídeo, exposições, seminários, dependendo do cliente. O material produzido pelo museu é normalmente aplicado em políticas de marketing institucional, recursos humanos, atividades pedagógicas, culturais e de entretenimento.
A participação do Museu da Pessoa nesse evento aconteceu no ano de 1999, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.