Após lançar seu segundo CD, Quinteto d’Elas volume II, apresentou uma síntese de seu repertório, incluindo as composições de Dussek e Hummel do novo CD, no Centro Cultural Bando do Brasil, em São Paulo.

Em junho, a programação das Terças Musicais levou ao público do Centro Cultural Banco do Brasil concertos com grupos de câmara cuja alma são os instrumentos de cordas: o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. A cada terça-feira, um duo, quarteto, quinteto ou sexteto apresentou repertórios clássicos, românticos e contemporâneos, especialmente compostos para essas formações.

De acordo com esta proposta, a diretora artística da série, a empresária Glória Guerra, convidou grupos e instrumentistas de talento reconhecido no universo da música erudita no Brasil e no exterior para participar dos concertos. Assim, as atrações desse mês foram o Quarteto de Brasília, o Sexteto da Osesp, o duo formado pelo violinista Cláudio Cruz e o violoncelista russo Andrey Tchekmazov e, nesta semana, o Quinteto D’Elas.

QUINTETO D’ ELAS

Com uma formação rara, um representante de cada instrumento da família das cordas junto ao piano, o Quinteto D’Elas realizou um intenso trabalho de pesquisa e divulgação de um repertório específico para essa formação. Fundado em 1995, as cinco instrumentistas tanto executam obras já existentes – como os dois quintetos da compositora francesa do século XIX, Louise Farrenc – quanto outras compostas especialmente para esta formação. Vale dizer que as cinco intérpretes de formação erudita costumam abrir também as portas para o universo da música popular, realizando a tão bem vinda fusão dessas categorias.

Com várias apresentações em salas de concerto da capital de São Paulo, de outras cidades do Brasil e do exterior, o Quinteto D’Elas lançou em fevereiro de 1998, em Nova Iorque, o primeiro CD do grupo : Louise Farrenc by Quinteto D’Elas. Seguiu-se a este lançamento um convite para um retorno a Nova Iorque e, em agosto de 1998, as cinco musicistas apresentaram-se no Brasilfest – evento organizado por Nelson Mota, no Lincoln Center Out-of-Doors, para uma platéia de 8.000 pessoas que acolheram calorosamente a apresentação.

Em outubro do mesmo ano, o Quinteto D’Elas recebeu o Prêmio Carlos Gomes na categoria música de câmara, concedido pela Comissão de Música do Conselho da Secretaria de Cultura de São Paulo. Seu segundo Cd, “Quinteto D’Elas vol. II”, acaba de ser lançado.

 

Componentes:

 

Ana Valéria Poles, primeira contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Adriana Schincariol Vercellino, violista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e do Quarteto Aureus

Betina Stegmann, violinista, Spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, 1º violino do Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo e integrante da Orquestra Jazz Sinfônica

Helena Scheffel, pianista, coordenadora do departamento de música de câmara do Conservatório de Tatuí

Marialbi Trisolio, violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e integrante da Orquestra de Câmara Villa-Lobos

Programa:

 

  1. Farrenc – Quinteto nº 1, Opus 30 Allegro

J..L. Dussek – Quinteto Opus 41 Allegretto

Ney  Vasconcellos – Baião

  1. Hummel – Quinteto Opus 87 Finale – Allegro

Tom  Jobim – Olha Maria (arranjo: Adail Fernandes)

  1. Lenzi / E. Donato – A media luz (arranjo: Adail Fernandes)

Chico . Buarque  e Tom Jobim – Anos Dourados  (arranjo: Marcelo Ramos)

  1. Piazzolla – Milonga del angel (arranjo: Adail Fernandes)
  2. Gardel A. Le Pera – Por una cabeza (arranjo: Adail Fernandes)

Paquito  D’ Rivera  – Wapango (arranjo: Adail Fernandes)

O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Centro Cultural Banco do Brasil.

Fotos: Divulgação