Na 4ª conferência do Fronteiras do Pensamento, dia 23 de agosto (quarta-feira).  

O Santander patrocina a nova edição do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, um dos principais eventos culturais do calendário brasileiro, com uma década de existência . A parceria valoriza o acesso à cultura e apoia os debates sobre vários temas para o desenvolvimento da sociedade. A atual temporada é realizada no Teatro Santander, inaugurado na capital paulista no ano passado. Com o tema “Civilização – A sociedade e seus valores”, o  Fronteiras debaterá o momento atual, provocando reflexão sobre a revisão dos valores pessoais e sociais.

No dia 23 de agosto (quarta-feira), o Fronteiras do Pensamento recebe o premiado escritor cubano Leonardo Padura. Romancista e ensaísta, Padura escreveu roteiros para o cinema e atuou por 15 anos na área do jornalismo investigativo. Pós-graduado em Literatura Hispano-americana pela Universidade de Havana, dedica-se exclusivamente à literatura desde 1995 – e, mesmo sendo agraciado pelo governo espanhol com a dupla nacionalidade, prefere continuar vivendo na ilha onde nasceu. Ganhou reconhecimento internacional com a tetralogia policial composta pelos livros Passado perfeito, Ventos de quaresma, Máscaras e Paisagem de outono. Com as obras, já traduzidas para mais de 15 países, Leonardo Padura venceu prêmios internacionais, como o Dashiell Hammett, de melhor romance em língua espanhola, além de ter seu trabalho adaptado para o cinema e a televisão – como no filme Retorno a Ítaca e na série Quatro Estações em Havana, lançada em 2016 pelo serviço Netflix. Em 2011, publicou O homem que amava os cachorros, best-seller considerado a sua obra-prima, e em 2013, Hereges. Pelo conjunto de sua obra, recebeu o Prêmio Princesa das Astúrias das Letras e o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba.

Com início em maio, o Fronteiras do Pensamento, com patrocínio do Santander, já recebeu o físico italiano Carlo Rovelli, o filósofo francês Guilles Lipovetsky e o economista brasileiro Eduardo Giannetti, além do escritor israelense Amóz Oz. A sequência do ciclo de conferências terá o economista francês Thomas Piketty (27 de setembro), o historiador britânico Niall Ferguson (25 de outubro), a economista norte-americana Deirdre McCloskey (8 de novembro) e, por fim, a filósofa norte-americana Martha C. Nussbaum (6 de dezembro). 

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO – SÃO PAULO – TEMPORADA 2017 

DATAS E HORÁRIO: 23/8, 27/9, 25/10, 8/11, 6/12 – sempre às 20h30. 

LOCAL: Teatro Santander – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi, São Paulo. 

INFORMAÇÕES: Na Central de Relacionamento Fronteiras –  4020.2050 e no portal www.fronteiras.com  

Assessoria de Imprensa – Banco Santander

Marra Comunicação
Tels.: (11) 3258-4780 / 11 99255-3149
Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br

Informações para imprensa 

Fronteiras do Pensamento São Paulo 

Gabriela Toledo 

(11) 9 8227.0770 

imprensasp@fronteiras.com