A Panamericana – Escola de Arte e Design e a Folha de S. Paulo realizaram o Festival One Show in Panamericana, em 2001. No terceiro ano consecutivo em que a Panamericana promoveu no país a premiação internacional de Publicidade e Design do One Club de Nova Iorque, os trabalhos expostos são divididos nas duas unidades da Escola: Unidade Angélica e Unidade Groenlândia.
No evento de abertura do Festival, na Unidade Groenlândia, os norte-americanos Kevin Swanepoel (Diretor Interativo do One Club) e Mary Warlick (Diretora Executiva do One Club) realizaram a entrega dos prêmios às 13 agências brasileiras premiadas na 26ª edição do One Show, que aconteceu em Nova Yorque. O Brasil ganhou 2 Lápis de Ouro, 4 Lápis de Bronze e 30 Merits. O destaque brasileiro foi a AgênciaClick, que levou 1 Lápis de Ouro, 2 de Bronze e 4 Merits, sendo uma das agências mais premiadas em todo o mundo. No evento brasileiro, a Panamericana realizou uma Exposição exclusiva com trabalhos recentes das Agências Brasileiras Premiadas.
O festival abrigou ainda mostras dos trabalhos internacionais vencedores das premiações One Show, One Show Interactive e One Show Design (criada este ano) e as duas Exposições realizadas no evento norte-americano The Best of European Advertising e The One Club Student Exhibition (a Panamericana – Escola de Arte e Design foi a única instituição brasileira com trabalhos selecionados para esta mostra).
O júri do One Show Awards deste ano contou com 21 diretores de criação internacionais, incluindo o brasileiro Fabio Fernandes, da F/Nazca S&S. Entre os 22 jurados do One Show Interactive, estava o brasileiro Roberto Luiz Gebara, diretor de criação da Zentropy Partners Thunderhouse. A Panamericana representanta os festivais One Show, Clio e The Art Directors Club NY e a Folha de S. Paulo é patrocinadora oficial e co-realizadora dos eventos.
Veja abaixo mais detalhes das Exposições com o resultado final dos premiados brasileiros:
1) One Show Awards
Exposição dos trabalhos nas categorias: impressos, rádio e filmes para TV. Entre os brasileiros, destaque para a F/Nazca S&S, que ganhou 1 Lápis de Bronze (na categoria Comercial em língua estrangeira: TV – Single) e 2 Merits. As outras agências premiadas foram Almap/ BBDO (6 Merits), DM9DDB (1 Merit), Salles D’Arcy (1 Merit) e Young & Rubicam Brasil (1 Merit).
THE ONE SHOW AWARDS – LISTA DE BRASILEIROS PREMIADOS | |||||
AGÊNCIA | PRÊMIO | CATEGORIA | CLIENTE | TÍTULO | |
1 | F/ Nazca S&S | Lápis de Bronze | Comercial em língua estrangeira: TV (Single) | Cerveja Skol | Fábrica |
2 | F/ Nazca S&S | Merit | Serviço Público/ Político: Jornal ou Revista (Campanha) | Fundação SOS Mata Atlântica | Olhos |
3 | F/ Nazca S&S | Merit | Serviço Público/ Político: Jornal ou Revista (Single) | Fundação SOS Mata Atlântica | Anúncio VII da campanha de Olhos |
1 | Almap/BBDO | Merit | Jornal 600 linhas ou menos (single) | Cult Films | Arnold Schwarzenegger |
2 | Almap/BBDO | Merit | Revista Colorida: Single (Página Inteira ou Pôster) | Effem | Semelhança |
3 | Almap/BBDO | Merit | Revista Colorida: Single (Página Inteira ou Pôster) | Effem | Semelhança |
4 | Almap/BBDO | Merit | Revista Colorida: Single (Página Inteira ou Pôster) | Effem | Semelhança |
5 | Almap/BBDO | Merit | Revista Colorida: Single (Página Inteira ou Pôster) | Effem | Semelhança |
6 | Almap/BBDO | Merit | Revista Colorida: Single (Página Inteira ou Pôster) | Cia. Das Letras | Marido e Mulher |
DM9 DDB | Merit | Serviço Público/ Político: Jornal ou Revista (Single) | Masp | Cérebro, Olhos | |
Salles D’Arcy | Merit | Revista Colorida: Campanha (Página inteira) | Correios | Selos | |
W/Brasil | Merit | TV Bem de consumo – acima de 30′ – Single | Ed. Globo | A Semana | |
Young & Rubicam Brasil | Merit | Negócios: Campanha (Qualquer tamanho, P/B ou Colorido) | About | Vem aí About Criação e Produção. Porque Não é Tão Fácil Assim Achar Uma Boa Idéia. |
2) One Show Interactive
Esta premiação pioneira está em sua quarta edição. Este ano, a categoria recebeu 2384 inscrições de 7 países. Os brasileiros comprovaram o tradicional bom desempenho na área interativa, principalmente a AgênciaClick, destaque internacional no evento, com 1 Lápis de Ouro, 2 Lápis de Bronze e 4 Merits.
THE ONE SHOW INTERACTIVE AWARDS – LISTA DE BRASILEIROS PREMIADOS | |||||
AGÊNCIA |
PRÊMIO |
CATEGORIA | CLIENTE | TÍTULO | |
1 |
AgênciaClick |
Lápis de Ouro |
Banner – Single | Tecto | Spirit Level |
2 |
AgênciaClick |
Lápis de Bronze |
Banner – Single | O Boticário | Ouch |
3 |
AgênciaClick |
Lápis de Bronze |
E-commerce – Web Sites – Negócios |
C&A |
C&A |
4 |
AgênciaClick |
Merit |
Banner – Single | Glamurama | Glamurama 2 |
5 |
AgênciaClick |
Merit |
Banner – Single | Adventure Portal | Bungee Jump |
6 |
AgênciaClick |
Merit |
Banner – Single | Brasilia Herocentro | Donate Blood |
7 |
AgênciaClick |
Merit |
Imagem Corporativa –
B2C – Web Sites |
Vaidosa | Vaidosa |
1 | Zentropy Partners Thunderhouse | Lápis de Ouro | Organizações Sem Fins Lucrativos – Websites | Fundação Laramara | Fundação Laramara |
2 | Zentropy Partners Thunderhouse | Merit | Além do Banner | Ybrazil Music? | Alternate Music |
1 |
DM9DDB |
Lápis de Bronze |
Banner – Single | Batavo | Biofibras |
2 |
DM9DDB |
Merit |
Banner – Single | Henktel Loctite | Drop |
3 |
DM9DDB |
Merit |
Banner – Single | Itaú Seguros | Fire |
4 |
DM9DDB |
Merit |
Banner – Single | Telefonica | Speedy |
5 |
DM9DDB |
Merit |
Além do Banner | Honda Motors | Life Windows |
DPZ.com |
Merit |
Publicidade Promocional – Outros | Klabin – Kimberly | Bundinha | |
F/ Nazca S&S | Merit | Banner – Single | Parceria Contra as Drogas | Partnership | |
1 | OgilvyInteractive Brasil | Merit | Banner – Single | Elida Gibbs | Close-up |
2 | OgilvyInteractive Brasil | Merit | Banner – Single | Terra Network | Refresh |
3 | OgilvyInteractive Brasil | Merit | Banner – Single | Terra Network | Your Planet I e Your Planet II |
4 | OgilvyInteractive Brasil | Merit | Banner – Single | Unilever | White |
5 | OgilvyInteractive Brasil | Merit | Organizações Sem Fins Lucrativos – Outros | Governo Federal | Lung |
Soluziona Serviços Internet | Merit | Banner – Campanha | Audi Senna | News |
3) One Show Design
Nesta edição, a direção do One Show optou por tornar o Design uma categoria à parte no festival. E os brasileiros já marcaram presença: a Dupla Design e a Age levaram 1 Merit cada.
ONE SHOW DESIGN – LISTA DE BRASILEIROS PREMIADOS | |||
AGÊNCIA |
PRÊMIO |
CLIENTE | TÍTULO |
Age |
Merit |
Burti Graphics | Vaticano Magazine |
Dupla Design |
Merit |
Casa Franca | 70’s Brazilian Art Exhibition Invitation |
4) The Best of European Advertising
Reúne trabalhos das melhores agências européias. Por décadas a Inglaterra reinou suprema no campo da Publicidade, mas recentemente o restante da Europa, particularmente Holanda e Espanha, passou a disputar este título. O resultado desta nova onda criativa européia pode ser conferida nesta Exposição que inclui 25 agências da França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Inglaterra, Suécia e Escócia.
5) The One Club Student Exhibition
O grande diferencial do One Show em relação aos outros festivais do gênero é a ênfase que dá para a descoberta de novos talentos (além desta exposição, no evento em Nova Iorque é realizada também uma competição de novos talentos com trabalhos realizados durante o festival). The Student Exhibition reúne trabalhos de 15 escolas e faculdades internacionais, sendo que a Panamericana – Escola de Arte e Design foi a única instituição brasileira com trabalhos selecionados, uma das três de fora dos Estados Unidos. Ela aparece ao lado de instituições como Adhouse (Nova Iorque), University of Texas at Austin e Brainco (Minneapolis).
6) Agências Brasileiras Premiadas
Exposição especial realizada pela Panamericana com trabalhos do porfolio das 13 agências brasileiras premiadas no One Show: F/ Nazca, Young & Rubicam Brasil, Salles D’Arcy, DM9 DDB, Almap/BBDO, AgênciaClick, Zentropy Partners Thunderhouse, DPZ.com, OgilvyInteractive Brasil, Soluziona Serviços Internet, Dupla Design, Age e W/Brasil.
The One Club de Nova Iorque
Surgiu em 1972 pelas mãos de Ed Mc Cabe (Copy Club – Associação de Redatores), George Louis (Art Directors Club – Associação de Diretores de Arte) e Shep Kernit (Ad Club – Associação de Publicitários), criando um evento único: The One Show. Em 1977, foi criado The One Club for Art and Copy organização sem fins lucrativos que produz o evento. Seus 1000 membros incluem muitos dos mais respeitados diretores de arte. Depois de cada edição, são produzidos dois anuários: The One Show Annual (volume dedicado às peças publicitárias veiculadas nos meios tradicionais – impressos, rádio, TV e multimídia) e The One Show Interactive Annual (dedicado à comunicação interativa na Internet – Interactive e New Media). Outras informações sobre The One Show podem ser encontradas no site www.oneclub.com.
O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.