Os trabalhos brasileiros premiados na edição deste ano do mais antigo festival de publicidade do mundo, o Clio Awards (realizado anualmente há 42 anos nos Estados Unidos), puderam ser vistos na Unidade Groenlândia da Panamericana – Escola de Arte e Design, que realizou juntamente com a Folha de S. Paulo a exposição Clio Awards. A Exposição contou com mais de cem painéis de exibição, vitrines e cubos expositivos dos trabalhos vencedores dos prêmios Grand-Clio, Ouro, Prata e Bronze, nas categorias de Print, Poster, Design e TV. Na abertura do evento, além da palestra de Washington Olivetto, houve uma sessão de exibição do rolo de filmes publicitários premiados, dentre os quais está A Semana, criação da agência W/Brasil para a revista Época que garantiu a Washington Olivetto o primeiro Grand-Clio (o prêmio máximo do evento) para a América Latina. Nos demais dias, houve exibições diárias do rolo de filmes na galeria da Unidade Groenlândia.

A 42ª edição do Clio Awards teve o Brasil como um de seus destaques. O país ficou em terceiro lugar na premiação geral, atrás apenas da Inglaterra e dos Estados Unidos (o grande vencedor). Andrew Jaffe, Diretor Executivo do Clio Awards nos Estados Unidos, não se surpreendeu com o desempenho do país no evento. Ele acredita que os brasileiros vêm se firmando entre os mais importantes profissionais, mesmo com as diferenças de língua e de mercado.

Para Washington Olivetto, Diretor da W/Brasil, a entrega do prêmio mais importante do festival para uma agência brasileira serviu de incentivo para o mercado nacional. Já Cristiane Maradei, Diretora de Criação da Loducca Publicidade que integrou o Júri TV/ Rádio do Festival, explica que a entrega do Grand-Clio para a W/Brasil sinaliza uma mudança: “O Brasil sempre foi conhecido por fazer filmes criativos e simples. O filme premiado mostra nossa publicidade mais madura, é como se o Brasil finalmente tivesse mudado de estágio”, explica a publicitária, acompanhada no júri por outros três profissionais brasileiros: Adilson Xavier, Diretor de Criação da Giovanni FCB (Júri Impressos/Pôster); Bob Gebara, Diretor de Criação da Zentropy Partners Thunderhouse Brazil e P.J. Pereira, Vice-presidente de Criação da AgênciaClick (ambos do Júri Interativo).

 

42º CLIO AWARDS – 2001

AGÊNCIAS BRASILEIRAS VENCEDORAS

 

Com 31 prêmios (o Grand-Clio de TV/ Cinema, 4 estatuetas de Ouro, 8 de Prata e 18 de Bronze), o Brasil foi sem dúvida o grande destaque do Festival. Além da W/Brasil, vencedora do Grand-Clio, agência brasileira F/Nazca Saatchi & Saatchi também merece atenção, já que foi a segunda colocada entre as agências, ganhando 2 Clios de Ouro, 3 de Prata e 3 de Bronze.

Brasileiros Premiados

Agência Prêmio Categoria Cliente Título
Agência Click Prata Mídia Interativa Braile Site Braile
Agência Click Bronze Mídia Interativa Banco Itaú Site Rudi
Almapp BBDO Prata Impresso Cesar Similaridade (cocker)
Almap BBDO Prata Impresso Cia. Das Letras Marido e Mulher
Almap BBDO Bronze Impresso Cia. Das Letras Marido e Mulher
DM9DDB Bronze Billboard Diet Guaraná Do What Top Models Do
DM9DDB Prata TV/Cinema Telefonica Anjos
DPZ Bronze Impresso Timberland Treadmil, Stairs, Bicycle
F/Nazca S&S Bronze Impresso Tinta Suvinil Prision
F/Nazca S&S Ouro Impresso Fund. SOS Mata Atlântica Olhos
F/Nazca S&S Ouro Impresso Fund. SOS Mata Atlântica Olho V
F/Nazca S&S Prata Impresso Fund. SOS Mata Atlântica Olho VI
F/Nazca S&S Prata Pôster Fund. SOS Mata Atlântica OlhoV
F/Nazca S&S Prata Pôster Fund. SOS Mata Atlântica Olhos
F/Nazca S&S Bronze Impresso Pulligan/ Pantyhouse Pulligan Pantyhouse Stronger
F/Nazca S&S Bronze Impresso Fund. SOS Mata Atlântica Olho III
Fischer America Bronze Impresso Cartões de Natal Chagall, Jesus, Van Gogh
Giovanni FCB Bronze Billboard Norteshopping Summer Sale Sliding Doors
Giovanni FCB Bronze Impresso Greenpeace Oil
Giovanni FCB Bronze TV/Cinema Nike Gratidão
J Walter Thompson Prata Impresso GAPA Spider
J Walter Thompson Bronze Pôster GAPA Spider
Leo Burnett Bronze Impresso Revista Criativa Diet Magazine
Leo Burnett Bronze TV/Cinema Fiat Radar
Lew Lara Propaganda Bronze Impresso Adidas Predator
Lowe Lintas & Partners Bronze Impresso Axe Wedding Cake
Master Bronze Impresso Prevenção ao câncer de mama If you’re looking for a good reason…
Salles D’Arcy Bronze Impresso Correios Cultura, Fauna, Fé
W/Brasil Grand- Clio TV/Cinema Revista Época A Semana
W/Brasil Ouro TV/Cinema Revista Época A Semana
Zentropy Thunderhouse Brasil Ouro Mídia Interativa Fundação Laramara Site Laramara

 

A exposição aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.