Os trabalhos brasileiros premiados na edição deste ano do mais antigo festival de publicidade do mundo, o Clio Awards (realizado anualmente há 42 anos nos Estados Unidos), puderam ser vistos na Unidade Groenlândia da Panamericana – Escola de Arte e Design, que realizou juntamente com a Folha de S. Paulo a exposição Clio Awards. A Exposição contou com mais de cem painéis de exibição, vitrines e cubos expositivos dos trabalhos vencedores dos prêmios Grand-Clio, Ouro, Prata e Bronze, nas categorias de Print, Poster, Design e TV. Na abertura do evento, além da palestra de Washington Olivetto, houve uma sessão de exibição do rolo de filmes publicitários premiados, dentre os quais está A Semana, criação da agência W/Brasil para a revista Época que garantiu a Washington Olivetto o primeiro Grand-Clio (o prêmio máximo do evento) para a América Latina. Nos demais dias, houve exibições diárias do rolo de filmes na galeria da Unidade Groenlândia.
A 42ª edição do Clio Awards teve o Brasil como um de seus destaques. O país ficou em terceiro lugar na premiação geral, atrás apenas da Inglaterra e dos Estados Unidos (o grande vencedor). Andrew Jaffe, Diretor Executivo do Clio Awards nos Estados Unidos, não se surpreendeu com o desempenho do país no evento. Ele acredita que os brasileiros vêm se firmando entre os mais importantes profissionais, mesmo com as diferenças de língua e de mercado.
Para Washington Olivetto, Diretor da W/Brasil, a entrega do prêmio mais importante do festival para uma agência brasileira serviu de incentivo para o mercado nacional. Já Cristiane Maradei, Diretora de Criação da Loducca Publicidade que integrou o Júri TV/ Rádio do Festival, explica que a entrega do Grand-Clio para a W/Brasil sinaliza uma mudança: “O Brasil sempre foi conhecido por fazer filmes criativos e simples. O filme premiado mostra nossa publicidade mais madura, é como se o Brasil finalmente tivesse mudado de estágio”, explica a publicitária, acompanhada no júri por outros três profissionais brasileiros: Adilson Xavier, Diretor de Criação da Giovanni FCB (Júri Impressos/Pôster); Bob Gebara, Diretor de Criação da Zentropy Partners Thunderhouse Brazil e P.J. Pereira, Vice-presidente de Criação da AgênciaClick (ambos do Júri Interativo).
42º CLIO AWARDS – 2001
AGÊNCIAS BRASILEIRAS VENCEDORAS
Com 31 prêmios (o Grand-Clio de TV/ Cinema, 4 estatuetas de Ouro, 8 de Prata e 18 de Bronze), o Brasil foi sem dúvida o grande destaque do Festival. Além da W/Brasil, vencedora do Grand-Clio, agência brasileira F/Nazca Saatchi & Saatchi também merece atenção, já que foi a segunda colocada entre as agências, ganhando 2 Clios de Ouro, 3 de Prata e 3 de Bronze.
Brasileiros Premiados
Agência | Prêmio | Categoria | Cliente | Título |
Agência Click | Prata | Mídia Interativa | Braile | Site Braile |
Agência Click | Bronze | Mídia Interativa | Banco Itaú | Site Rudi |
Almapp BBDO | Prata | Impresso | Cesar | Similaridade (cocker) |
Almap BBDO | Prata | Impresso | Cia. Das Letras | Marido e Mulher |
Almap BBDO | Bronze | Impresso | Cia. Das Letras | Marido e Mulher |
DM9DDB | Bronze | Billboard | Diet Guaraná | Do What Top Models Do |
DM9DDB | Prata | TV/Cinema | Telefonica | Anjos |
DPZ | Bronze | Impresso | Timberland | Treadmil, Stairs, Bicycle |
F/Nazca S&S | Bronze | Impresso | Tinta Suvinil | Prision |
F/Nazca S&S | Ouro | Impresso | Fund. SOS Mata Atlântica | Olhos |
F/Nazca S&S | Ouro | Impresso | Fund. SOS Mata Atlântica | Olho V |
F/Nazca S&S | Prata | Impresso | Fund. SOS Mata Atlântica | Olho VI |
F/Nazca S&S | Prata | Pôster | Fund. SOS Mata Atlântica | OlhoV |
F/Nazca S&S | Prata | Pôster | Fund. SOS Mata Atlântica | Olhos |
F/Nazca S&S | Bronze | Impresso | Pulligan/ Pantyhouse | Pulligan Pantyhouse Stronger |
F/Nazca S&S | Bronze | Impresso | Fund. SOS Mata Atlântica | Olho III |
Fischer America | Bronze | Impresso | Cartões de Natal | Chagall, Jesus, Van Gogh |
Giovanni FCB | Bronze | Billboard | Norteshopping Summer Sale | Sliding Doors |
Giovanni FCB | Bronze | Impresso | Greenpeace | Oil |
Giovanni FCB | Bronze | TV/Cinema | Nike | Gratidão |
J Walter Thompson | Prata | Impresso | GAPA | Spider |
J Walter Thompson | Bronze | Pôster | GAPA | Spider |
Leo Burnett | Bronze | Impresso | Revista Criativa | Diet Magazine |
Leo Burnett | Bronze | TV/Cinema | Fiat | Radar |
Lew Lara Propaganda | Bronze | Impresso | Adidas | Predator |
Lowe Lintas & Partners | Bronze | Impresso | Axe | Wedding Cake |
Master | Bronze | Impresso | Prevenção ao câncer de mama | If you’re looking for a good reason… |
Salles D’Arcy | Bronze | Impresso | Correios | Cultura, Fauna, Fé |
W/Brasil | Grand- Clio | TV/Cinema | Revista Época | A Semana |
W/Brasil | Ouro | TV/Cinema | Revista Época | A Semana |
Zentropy Thunderhouse Brasil | Ouro | Mídia Interativa | Fundação Laramara | Site Laramara |
A exposição aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.