O Mande Bem no ENEM, criado em 2009 pelos irmãos Fernando Giannini e Maurício Giannini, investe na aprendizagem de qualidade, gratuita e online para estudantes que tem interesse em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O programa de estudos tem como diferencial as aulas transdisciplinares onde todos os objetos de aprendizagem tais como: vídeoaulas, exercícios, simulados, roteiros de leitura, games, postcasts, animações foram pensados a partir de uma análise do que é solicitado no ENEM. Além disso, o site Mande Bem no ENEM também disponibiliza teste vocacional para os jovens que estão em dúvida em qual profissão escolher. O teste revela sobre as suas aptidões e o mercado de trabalho.

O Mande Bem no ENEM interage com os alunos para oferecer um aprendizado ainda prazeroso. Para isso, disponibilizou 29 temas para os alunos escolherem quais aulas ao vivo queriam participar. As mais votadas no site foram: “Por que o álcool embriaga?”; “O que acontece com as células quando você fuma?”; “Como calcular os impostos?”. As vídeoaulas são transmitidas ao vivo com oferecimento do Centro Universitário do Senac, no campus Santo Amaro.

Os conteúdos das videoaulas foram produzidos especificamente para o exame e foram subdividas em cinco áreas do conhecimento: Natureza (Ciências da Natureza e suas Tecnologias); Número (Matemáticas e suas Tecnologias); Cultura (Ciências Humanas e suas Tecnologias); Comunicação (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias); Letras (Redação, Inglês e Espanhol). Ao final de cada conteúdo é possível realizar o teste para saber em quais áreas o estudante está melhor preparado e quais precisa se dedicar mais.

O estudante aprendia Genética através de Estatística e Probabilidade, Globalização e Diversidade Cultural através da aula de Estereótipos e assim por diante. Esse tipo de aula levava à compreensão e a reflexão, além do suporte dado pelos mais de 300 objetos de aprendizagem que foram cuidadosamente escolhidos para cada conteúdo.

O modelo Mande Bem no ENEM que já conta com mais de 80 mil estudantes matriculados se sustenta a partir de três pontos importantes: a crescente busca por conteúdos educativos gratuitos de qualidade; compromisso da Streamer e do Mande Bem no ENEM em acreditar no papel do exame que auxilia o jovem a ingressar na universidade para transformar a sua vida profissional e ele na sociedade, e por último, empresas parceiras que investem em educação criando assim um vínculo entre a sua marca e público.

Estatísticas

Segundo o Google Analystics, de janeiro a setembro de 2013 foram mais de 350 mil visitas do norte ao sul do país. A pesquisa aponta ainda no ranking São Paulo (21,44%), Bahia (13,12%), Minas Gerais (10,36%), Rio de Janeiro (8%) e Ceará (7,20%) como as cinco cidades com maior índice de visitas de estudantes no site Mande Bem no ENEM. 

Programação das próximas aulas

Dia Horário Aula
09/10 (quarta-feira) Das 14h30 h às 16h Existe ser humano transgênico?
09/10 (quarta-feira) Das 16h30 às 18h Ditadura Militar: uma verdade incoveniente
11/10 (sexta-feira) Das 14h30 h às 16h O que acontece com as células quando você fuma?
11/10 (sexta-feira) Das 16h30 às 18h Desenvolver-se e desenvolver: como puxar o fio do texto
16/10 (quarta-feira) Das 13h às 18h Como saber quantas pessoas têm em uma manifestação
18/10 (sexta-feira) Das 13h às 18h Como salvar o mundo em um parágrafo?
23/10 (quarta-feira) Das 13h às 18h Qual é a chance de ganhar na mega sena?
25/10 (sexta-feira) Das 13h às 18h Falar é mais fácil do que fazer: comentário das redações

Sobre a Streamer:

Streamer é uma empresa formada por um grupo multidisciplinar de profissionais que entendem que o Brasil está passando por um grande processo de crescimento e de descentralização dos seus eixos geográficos.

Streamer surgiu através da união de várias esferas do conhecimento humano: educação, aprendizagem à distância, design, acessibilidade digital, desenvolvimento humano, tecnologia da informação e modelagem de negócios. Um grupo de profissionais que entendem que o Brasil e o mundo precisam rever seus processos educacionais. 

A ideia é iniciar um movimento de compartilhamento coletivo da informação de alta qualidade e contribuir para a construção do conhecimento na mente dos jovens cidadãos brasileiros.

O evento aconteceu no ano de 2013, com assessoria de imprensa da Marra Comunicação.