-
Mostra imersiva ECOARt será apresentada no Farol Santander Porto Alegre e na Plataforma ZYX, com imagens dos biomas brasileiros
Fotos: https://tinyurl.com/expoecoart – Créditos Ricardo Nauenberg
Porto Alegre, maio de 2022. Os principais biomas brasileiros – Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado e Caatinga – serão apresentados na instalação ECOARt, que será inaugurada no próximo dia 10 de maio. Idealizada pelo artista multimídia Ricardo Nauenberg, utilizando tecnologia de última geração, a exposição é composta por uma grande instalação imersiva, que mostra a beleza dos biomas brasileiros e alerta para a importância da preservação ambiental.
“É com prazer que o Farol Santander apresenta a exposição ECOArt – uma viagem pelos biomas do Brasil! Por meio de projetos que estimulam a sensibilização da sociedade para temáticas necessárias e urgentes, buscamos fortalecer essa missão de estimular a cultura, despertar a curiosidade e a criatividade de todos que passam por aqui. Queremos estar cada vez mais próximos dos grandes temas que são importantes para as pessoas, que vêm se revelando cada vez mais atentas, conscientes e atuantes em garantir um meio ambiente e uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva.”; afirma Patricia Audi, vice-presidente do Santander Brasil.
A instalação é composta por totens monumentais, em formato cilíndrico, com tamanhos que chegam a 8 metros de diâmetro por 6 metros de altura, onde serão projetados filmes de cada bioma, feitos a partir da animação de imagens de importantes fotógrafos, como Araquém Alcântara (Amazônia e Pantanal), Cássio Vasconcellos (Mata Atlântica), Tadeu Vilani (Pampas) e André Dib (Cerrado e a Caatinga). Completando a experiência imersiva, o público poderá caminhar por estes espaços, andando sobre um chão coberto de folhas secas, sentido os barulhos, texturas e cheiros.
“Acredito que a melhor forma de se sensibilizar o público em uma mensagem pró-preservação é pela beleza e não pela destruição… Um passeio imersivo pela diversidade da natureza, com suas paisagens espetaculares, e alertando que se providências e cuidados não forem tomados, essas ‘joias’ irão desaparecer, é um alerta bastante forte feito de forma positiva e lúdica”, ressalta Ricardo Nauenberg.
Na exposição, QR codes levarão o público à plataforma ZYX, com textos e vídeos sobre cada bioma, com narração e comentários do biólogo Gustavo Martineli, doutor em Ecologia pela University of St.Andrews, Reino Unido.
O nome da exposição faz uma analogia entre as palavras eco (ecossistema) e arte, que, juntas, formam a palavra ecoart, passando uma ideia de preservação ambiental através da arte, ecoando uma mensagem de preservação do planeta.
Sobre Ricardo Nauenberg
Ricardo Nauenberg é artista multimídia, com atuações no cinema, videoarte, instalações e fotografia, tendo começado na pintura, estudando com Ivan Serpa no Centro de Arte Bruno Tausz. A partir da técnica de colagens onde precisava achar ou produzir imagens para inserção nas pinturas, aconteceu o primeiro contato com a fotografia. Aos 13 anos foi estagiar no famoso Estúdio Plug, de Antônio Guerreiro e David Zingg, onde se aproximou da fotografia de moda e publicidade. Três anos mais tarde, montou um estúdio próprio trabalhando para as principais revistas do mercado, como Vogue, jornais, como O Globo, e agências de publicidade, com fortes influências de um grafismo minimalista, coerentes com sua formação na pintura de arte.
Ex-diretor da Rede Globo, onde trabalhou inicialmente como Diretor de Arte e posteriormente como Diretor de Programas por 12 anos, seus trabalhos lhe renderam prêmios internacionais nos Festivais de Nova York e no Projeto Leonardo em Milão. No mesmo período fundou sua produtora, a Indústria Imaginária, com a qual produziu e dirigiu filmes longas-metragens, séries de TV, documentários, além de ter desenhado exposições de arte e publicado livros de fotografia.
Apesar do cinema e da televisão serem suas principais atividades, desenvolve trabalhos com fotografia com o projeto “Entre Terra”, que resultou em uma exposição individual no Centro Cultural dos Correios e um livro de arte. Em 2020, concluiu “Superfícies”, um ensaio sobre o deserto do Arizona e Utah. As instalações são também uma forma de sua expressão, onde a montagem é sempre a criação de uma escultura para apresentar conteúdos fortes muitas vezes homenageando a expressão de outros artistas… ECOARt é um exemplo desse conceito.
Sobre o Farol Santander Porto Alegre
Construído para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre, completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio.
O Cine Farol Santander, no sobsolo do prédio, exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais.
O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes. Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.
Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo, que já conta com o Cine Farol Santander e a mostra Os Dois Lados da Moeda, ainda oferece aos visitantes um café.
Serviço: Exposição ECOARt no Farol Santander Porto Alegre
Abertura: 10 de maio de 2022
Até: 24 de julho de 2022
Onde: Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Funcionamento: terça a domingo
Horários: 10h às 19h (terça a domingo)
Ingressos: R$ 15,00 (visitação completa ao Farol Santander)
Vendas: https://www.farolsantander.com.br/#/poa/
Mais Informações:
MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de imprensa Farol Santander Porto Alegre
Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063
Fabio Donato: fabio.donato@paulomarra.com.br – 11 96011-7140
Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br – 11 99255-3149
Redação: redacao@paulomarra.com.br – 11 3258-4780
Site: https://marracomunica.com.br
Midiarte Comunicação – Assessoria de imprensa Ricardo Nauenberg
Beatriz Caillaux
beatriz@midiarte.net – (21) 98175.9771 – www.midiarte.net