O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo trouxe uma série de oito apresentações gratuitas denominada “Música Sacra e de Devoção”, que contou com a participação dos conjuntos paulistanos La Capela Divina, Il Dolce Ballo, Audi Coelum e Stile Antico – Orquestra Barroca e Vocal. A curadoria da série “Música Sacra e de Devoção” foi do maestro David Castelo e produção de Carlos Hamilton Martin Feltrin. O patrocínio e a realização foram do Centro Cultural Banco do Brasil.

A programação contou com quatro concertos, sendo que cada um foi repetido uma outra vez, totalizando oito apresentações. Cada um dos quatro programas escolhidos abordou um momento relevante da história da música na Europa e no Brasil, mostrando o aspecto temporal do projeto.

A série foi iniciada pelo grupo La Capela Divina com a execução de Petite Messe Solennelle, do compositor italiano Gioacchino Rossini (1792-1868) – autor que exerceu grande influência entre os compositores brasileiros do início do século 19. Uma das particularidades da peça foi que Rossini a compôs para ser interpretada por dois pianistas e apenas um piano. Os músicos, então, se revezam na interpretação da peça ao longo do concerto.

A produção trovadoresca de devoção a Virgem Maria dos séculos 13 e 14 foi destacada no concerto Vergine Bella – Canções Medievais de Devoção à Virgem, com o grupo Il Dolce Ballo. A apresentação Devoção na Espanha Renascentista – Motetos e Villancicos, com o grupo Audi Coelum, transitou pelo período renascentista da música sacro-cristã espanhola do século 16. 

Por último, aconteceu o concerto A Música Sacra no Brasil do Século 18, com o grupo Stile Antico – Orquestra Barroca e Grupo Vocal. Esse último focou o repertório sacro brasileiro, notadamente a produção dos compositores de Minas Gerais da segunda metade do século 18.

O conjunto das apresentações reuniu obras que exemplificam a tradição musical cristã desde a Idade Média até o Romantismo. Geograficamente, o repertório girou em torno de compositores oriundos da península Ibérica, Brasil e Itália, objetivando, desta maneira, trazer ao público brasileiro uma amostra da música cristã ao longo da história, bem como mostrar a influência que compositores estrangeiros exerceram sobre os brasileiros. Os grupos La Capela Divina, Il Dolce Ballo e Stile Antico utilizam réplicas de instrumentos de época em suas performances, inclusive um violoncelo original do século 18 (Stile Antico).

 

PROGRAMAÇÃO

CONCERTO I: Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini (1792-1868).

Repertório :

I – Kyrie

            01 Kyrie eleison                                

II – Gloria

            02 Gloria in excelsis Deo      

                                    Laudamus te              

                                    Gratias agimus tibi    

            03 Domine Deus                               

            04 Qui tollis                                      

            05 Quoniam                                      

            06 Cum Sancto Spiritu                      

III – Credo

            07 Credo in unum Deum                  

                                    Crucifixus                  

                                    Et ressurexit               

                                    Offertorium – Prélude religieux

IV – Sanctus                         

            08 O salutaris hostia              

V – Agnus Dei

            09 Agnus Dei                        

 

  • Solistas

Soprano: Luiza de Moura

Mezzo-soprano: Regina Elena Mesquita

Tenor: Marcos Thadeu

Baixo: Eduardo Janho Abumrad

  • Octeto

Sopranos: Edna d’Oliveira e Marta Dalila

Mezzos-soprano: Andréa Abreu e Edinéia de Oliveira

Tenores: Dimas do Carmo e Sérgio Wernec

Baixos : Sávio Sperandio e Sebastião Teixeira

  • Pianistas: João Moreira Reis e Ricardo Balesteiro

CONCERTO II: Vergine Bella, canções medievais de devoção à Virgem

Repertório:

Maria, A Virgem Bela

  • Pérotin Magnus (c.1160-1240) – Alleluia nativitas
  • Guillaume Dufay (c.1400-1474) – Vergine Bella

Maria, A Musa do Rei

Alfonso X “El Sabio” (1221-1284) – Cantigas de Santa Maria

  • CSM 1 – Des oge mais quer’eu trobar
  • CSM 100 – Santa Maria, strela do dia
  • CSM 384 – A que por mui gran fremosura
  • CSM 48 – Tanto son da gloriosa
  • CSM 302 – A Madre de Jhesu-Cristo

Maria, A Mãe do Salvador

  • Hildegarde von Bingen (1098-1179) – O frondens Virga
  • Codex Las Huelgas (Espanha, séc.XIII) – Ave, lux luminum
  1. Anônimo inglês (séc.XIII) – Verbum patris umanatur

Maria, A Santa dos Peregrinos

  1. Livro Vermelho de Montserrat (Espanha, séc. XIV) – Inperayritz
  2. Livro Vermelho de Montserrat – Maria Matrem
  3. Anônimo francês (séc.XIII/XIV) – La quinte estampie réal
  4. Livro Vermelho de Montserrat – Polorum regina
  5. Livro Vermelho de Montserrat – Cuncti simus concanentes

GRUPO:

Voz e percussão: Carlos Eduardo Vieira

Flautas Doce, Traverso e Percussão:David Castelo

Flautas Doce, Voz e Percussão: Patrícia Michelini

Alaúde e Vihuela: Rosimary Parra Gomes

CONCERTO III: Devoção na Espanha Renascentista – Motetos e Villancicos

Repertório:
  1. Alonso Lobo (c.1555-1617) – Ave regina coelorum
  2. Cristóbal de Morales (c.1500-1553) – Regina Coelorum

                                                                   Peccantem me quotidie

  1. Tomás Luis de Victoria (1548-1611) – Gaude Maria virgo

                                                                    O magnum mysterium

  1. Juan Esquivel (c.1563-após 1613) – Replet sunt omnes
  2. Hernando Franco (1532-1585) – Asperges me
  3. Hernando Franco (Atribuído) – Santa Maria
  4. Pedro de Cristo (c.1450-1618) – Ay mi Dios
  5. Pedro de Escobar (c.1465-após 1535) – Virgen bendita
  6. Francisco Guerrero (1528-1599) – O virgen, quand’os miro
  7. Juan del Encina (1468-c.1529) – Pues que tu, reina del cielo
  8. Mateo Flecha, el viejo (1481-1553) – El jubilate
  9. Matias de Durango (1636-1698) – Pues mi Dios ha nacido
  10. Juan Garcia de Zéspedes (c.1619-1678) – Convidando esta la noche

GRUPO:

  • Sopranos: Rosemeire Moreira e Juliana Damião
  • Mezzo-sopranos: Fabiana Portas
  • Tenor: Guilherme Bracco

·   Barítonos: Carlos Eduardo Vieira, Silas de Oliveira e Ruben Araújo

  • Flautas doce, voz e percussão: Patrícia Michelini, Marcelo Queiroz e David Castelo

·   Alaúde e vihuela:  Rosemary Parra Gomes

  • Viola da Gambá: José Omyro

 

CONCERTO IV:  A Música Sacra no Brasil do Século 18

Repertório:

  1. Anônimo – Ofertório de Nossa Senhora da Assunção
  2. Anônimo – Beatam me dicent
  3. Marcos Coelho Neto – Himno a 4, Maria Mater Gratiae
  4. J. J. Lobo de Mesquita (1746?-1805) – Ladainha em lá menor
  5. J. J. Lobo de Mesquita (1746?-1805) – Matonas do Sábado Santo

                                                                       Responsórios VII, VIII, IX

  1. Manoel Dias de Oliveira (1735-1813) – Missa Abreviada

GRUPO:

  • Sopranos: Juliana Damião e Claudia Cruz
  • Contraltos: Fabiana Portas e Helder Savir
  • Tenores: Joel Baptista e Ernani Mathias
  • Barítonos: Sebastião Edson Teixeira e Diógenes Gomes

·   Violino I: Alceu Camilo da Silva Junior

  • Violino II: Felipe Dias
  • Viola: André Pretzel
  • Violoncello: João Guilherme Figueiredo
  • Órgão: Michel de Souza
  • Trompas naturais: Michael Alpert e Celso Rodrigues

 

O evento aconteceu no ano de 2005, com a assessoria de Imprensa da Marra Comunicação para o CCBB – SP.