Considerado um dos melhores flautistas contemporâneos, Toninho Carrasqueira apresentou “A História da Flauta No Brasil”, com a pianista Maria José Carrasqueira.
Com o propósito de divulgar compositores e intérpretes de várias vertentes da música brasileira e mostrar a produção na área, o ITAÚ CULTURAL lançou o projeto “RUMOS MUSICAIS”, sob a coordenação de Nelson Ayres. A cada mês, um músico consagrado trouxe seus convidados para o palco da SALA AZUL.
TONINHO CARRASQUEIRA
Aclamado pela crítica especializada, o flautista Toninho Carrasqueira é um músico de enorme versatilidade, cujas habilidades com o instrumento passeiam com naturalidade do universo erudito ao popular.
Em uma carreira com centenas de concertos por várias partes do mundo, já dividiu o palco e estúdios de gravação com nomes como: Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal e Arrigo Barnabé, e grupos como: Solistas de Heidelberg, The Tokio All Flute Orquestra, Orquestra de Câmara de Rouen e Jazz Sinfônica de São Paulo, entre muitos outros parceiros. Considerado um dos melhores flautistas de sua geração, Toninho Carrasqueira já recebeu vários prêmios internacionais: o Primeiro Prêmio de Flauta do Conservatoire de Versailles, a Licence de Concert da École Normale de Musique de Paris e o Prêmio Especial do Concurso Intenacional G. B. Viotti, em Vercelli, na Itália.
MARIA JOSÉ CARRASQUEIRA
Intérprete renomada no meio musical brasileiro, a pianista Maria José Carrasqueira atuou como solista e camerista. Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, ela é a idealizadora e diretora artística da Companhia Brasileira de Música. Laureada em 1996 com o Prêmio Carlos Gomes, do Governo do Estado de São Paulo, na categoria solista instrumental, Maria José Carrasqueira recebeu também, neste mesmo ano, o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).
O evento aconteceu no ano de 1998, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.