“A Banda”, formada por cinco palhaços clowns, foi um espetáculo com texto de Rubens Rewald e direção de Cristiane Paoli Quito que esteve no Centro Cultural São Paulo- CCSP, sala Paulo Emílio, em São Paulo.

A peça foi um diálogo entre a diretora do grupo, que é uma voz que não aparece, e os cinco clowns. O assunto foi um convite, recebido por fax, para a banda fazer uma turnê pela Turquia.

Antes da viagem, a diretora precisa testar os integrantes da banda, para escolher qual deles vai à turnê.  Há uma artista feminista grávida, que escolheu ser artista porque não tinha nada melhor para fazer. Outro clown explica a data de seu nascimento e, a seguir, lembra como foi seu primeiro beijo. Ele e outro clown dançam e tocam de forma alucinada. Outro clown aprendeu a dançar com a tia Lola, que gostava de música espanhola. No canto do palco, mais um clown substituto, eternamente à espera de sua grande cena.

O espetáculo foi se fazendo nessa sucessão de cenas. De construção fragmentada, “A Banda” apresentou pequenos esquetes em que seus palhaços dão shows de representação. O uso de instrumentos inusitados para compor o espetáculo, como cornetas, tambores improvisados, deixou o espetáculo mais interessante.

Aproxima os palhaços de sua tarefa secular, do comentário cômico sobre o comportamento humano. A música foi inserida quase que pontualmente, para marcar as falas.

FICHA TÉCNICA

Direção: Cristiane Paoli Quito

Texto: Rubens Rewald

Elenco: Cêsar Gouvêa, Daniela Schitini, Luciana Lopes, Simone Grande, Luciano Bortoluzzi, Marina Quinan e Débora Serretielo

O espetáculo esteve em cartaz no ano de 1996, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.