A série Música no Aeroporto que levou diversos shows à Congonhas, em São Paulo, durante os meses de junho e julho, em 2014, deu início a novas apresentações instrumentais, em 2015. Foram duas apresentações diárias e gratuitas, totalizando 30 shows de Música Instrumental Brasileira, Jazz Tradicional, Jazz Moderno, Latin Jazz, Pop Jazz, Jazz Cigano, Blues, Choro Tradicional e Contemporâneo, R&B e Fusion, executados por 15 bandas conceituadas da música instrumental brasileira, além de artistas convidados, dentre eles: Faíska, um dos guitarristas mais conceituados e conhecidos do Brasil, do arranjador e instrumentista Nailor Proveta e Walmir Gil, um dos nossos trompetistas mais requisitados.

O palco dos shows foi no piso térreo, no hall de acesso ao terminal. Para dar um clima retrô, o palco dos shows teve uma temática vintage, remetendo aos antigos aeroportos e à época de ouro para a música instrumental, principalmente o Jazz.

Na primeira semana de apresentações, nomes de destaque no cenário da música instrumental brasileira levarm ao público do aeroporto estilos que vão desde o blues tradicional até o jazz latino, fusion e pop jazz. Entre os destaques estão nomes como: Adriano Grinberg Quartet, B3 Organ Trio, Ramiro Marques e Giba Estebez, Lael Medina Trio, Leo Mitrulis & CIA, Dr. Jazz, Riviera Jazz Band convidando Faiska e Nailor Proveta & Walmir Gil.

Durante a realização das apresentações, a produção do Música no Aeroporto preparou a distribuição de guias com um roteiro dos melhores lugares, para se ouvir jazz e outros bons estilos musicais, durante a noite paulistana.

O projeto Música no Aeroporto foi uma iniciativa cultural voltada para música instrumental, a fim de divulgar e difundir diferentes estilos, visando construir uma representação do universo musical e abrir portas da sonoridade brasileira para o mundo.

Música no Aeroporto, teve realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da MPCult – Malagodi Projetos Culturais, patrocínio do Mercado Livre e Mercado Pago, produção de Eurico Malagodi e a curadoria musical de Sergio Freddi Jr.

Programação Completa – Música no Aeroporto

Adriano Grineberg Quartet (Blues)

Adriano Grineberg é um dos grandes expoentes do blues contemporâneo, considerado, por muitos, um dos grandes showman do gênero no Brasil. Além do pianista, formam a banda Adriano Grineberg Quarteto o guitarrista Edu Gomes, o baixista Rodrigo Canales e o baterista Sandro Grineberg.

B3 Organ Trio (Latin Jazz, Blues e Música Instrumental Brasileira)

Buscando diferentes e inovadoras formas de realizar a música instrumental brasileira, o tecladista, arranjador e compositor Giba Estebes criou, em 2006, o B3 Organ Trio.

Ramiro Marques & Giba Estebez (Latin Jazz, Blues e Música Instrumental Brasileira)

Com fortes influências da sonoridade jazzística moderna, o saxofonista Ramiro Marques se junta ao pianista Giba Estebez para expressarem sua musicalidade através de um repertório que mostra um refinado jazz moderno, influenciados por elementos da música brasileira e latina.

Lael Medina Trio convida Willie Daniel (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)

O trio liderado pelo baterista Lael Medina que conta com a participação de Nilton Leonarde (contrabaixo) e Marcio Roldan (teclado), desenvolve um repertório baseado no jazz tradicional mesclado ao swing brasileiro e ritmos caribenhos. Para esta apresentação, o trio conta com a presença do guitarrista convidado Willie Daniel.

Leo Mitrulis & Cia (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)

O compositor, arranjador e pianista Leo Mitrulis atua no cenário da música instrumental brasileira. Teve formação na Universidade Livre de Música e no CLAM, onde atua como professor. Teve entre seus principais orientadores o pianista Amilton Godoy e o Maestro Cláudio Leal.

Dr Jazz (Jazz Moderno, Latin Jazz, Pop Jazz)

Dr. Jazz é um grupo de música instrumental, fundado na união de quatro dos principais nomes da música instrumental brasileira contemporânea, para desenvolverem, juntos, uma releitura do melhor do Jazz Tradicional e contemporâneo, visitando também repertórios presentes tanto nos ritmos brasileiros como no Latin Jazz. O grupo é formado por: Victor Alcântara, Helton do Nascimento, Jarbas Barbosa e Cuca Teixeira.

Riviera Jazz Band convida Faiska (Blues, R&B e Fusion)

Liderado pelo pianista Luchin Montoya, o trio se organizou para ocupar o espaço destinado ao Jazz no reinaugurado bar tradicional de São Paulo, Riviera. Para a apresentação no Música no Aeroporto 2015, o Riviera Jazz Band teve, como convidado, o importante guitarrista brasileiro Faiska.

Nailor Proveta & Walmir Gil (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)

Nailor Proveta ocupa um lugar de destaque na galeria dos principais músicos do Brasil. Executando seus instrumentos Sax alto, soprano, clarinete, arranjos e composições. Aqui, Proveta se juntou ao mestre do trompete Walmir Gil, um dos mais notáveis trompetistas brasileiros. Os dois instrumentistas se juntaram para fazer de forma descontraída e comprometida o que sabem de melhor, música instrumental brasileira e latin jazz.

Bina Coquet & Grupo (Jazz Cigano)

Bina Coquet utiliza em suas apresentações um violão manouche ou violão de jazz cigano, mostrando uma sonoridade peculiar para a linguagem do choro, samba, xote e outros ritmos brasileiros. Em seus Shows o músico apresenta releituras de clássicos da nossa musica alem de composições próprias.

Joseval Paes & Amigos (Jazz e Música Instrumental Brasileira)

Liderado por Joseval Paes, professor de guitarra e contrabaixo elétrico de MPB e Jazz no Conservatório de Tatuí, onde também é guitarrista do Jazz Combo o Joseval Paes & Amigos é o encontro de três importantes artistas do universo da música instrumental brasileira. Para a realização deste trabalho participam do grupo o contrabaixista Airton Fernandes e o baterista Lelo Izar.

Regional do Pinheiro (Choro Tradicional e Contemporâneo Jazz Tradicional)

O Regional do Pinheiro é formado por Walter Pinheiro, Zé Barbeiro (violão de sete cordas, sax e flauta) e Vinicius Barros (percussão). O grupo realizou um repertório tradicional do choro, e adiciona elementos do jazz às suas interpretações, resultando em uma leitura contemporânea do estilo.

Magnanimo (Música Instrumental Brasileira)

Com uma formação instrumental clássica do estilo (violão, flauta e saxofone, bateria e contrabaixo), o quarteto liderado por Walter Pinheiro se destaca por sua capacidade em tocar tanto a música instrumental brasileira, com influências do choro tradicional e contemporâneo, como o latin jazz. São responsáveis pelas performances da banda o violonista Muari Vieira, o saxofonista e flautista Walter Pinheiro, o contrabaixista Robertinho de Carvalho e o baterista Giba Favery.

Jarbas Barbosa & Humberto Ziegler (Blues e R&B)

Jarbas Barbosa (guitarra), é considerado um dos principais guitarristas do cenário da música instrumental brasileira. Agora, Jarbas se juntou ao importante baterista Humberto Ziegler, integrante do grupo de blues de Nuno Mindelis, para juntos mostrarem por meio de seus grooves o melhor do Rhythm and Blues, do blues tradicional e contemporâneo, e do funk jazz.

Notas Reais (Latin Jazz e Música Instrumental Brasileira)

Compostos por quatro instrumentistas de destaque no cenário musical brasileiro, Nilton Leonarde (contrabaixo), Jarbas Barbosa (guitarra) e Max Sallum (bateria) e Walmir Gil (trompete), o quarteto Notas Reais realiza um repertório marcado pela fusão de diferentes ritmos, melodias e harmonias da musica brasileira com influências do jazz, o que sintetiza e projeta numa mesma obra musical boa parte do universo da música instrumental brasileira.

André Busic & Cia (Jazz Tradicional e Blues)

Idealizado pelo trompetista croata André Busic, que apresenta influências de músicos como Bix e Chet Baker, o grupo tem se apresentado em eventos e shows nacionais e internacionais. Completaram a banda Luchin Montoya (piano), Ramiro Marques (saxofone), Z. Weber (contrabaixo) e Toninho Reis (bateria).

A primeira fase do evento aconteceu no mês de março, em 2015, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.