O compositor sertanejo João Pacífico, compositor de canções, como: “Cabocla Teresa”, “Pingo D’Água” e “Chico Mulato”, lançou seu LP Cia. Coral em João Pacífico, no Centro Cultural São Paulo, na Sala Adoniran Barbosa. Direção de Samuel Kerr e concepção de Abelardo Lustosa.
João Pacífico nasceu em Cordeirópolis, em São Paulo, no dia 05 de agosto de 1909. Trabalhou pouco tempo no campo e, aos sete anos, mudando-se para a cidade. Desde criança revelou seu talento quando declamava poesias e também cantava para as pessoas mais próximas.
Mudou-se para Campinas em 1919 e sua mãe foi trabalhar na casa de Ana Gomes, irmã do maestro Carlos Gomes, assim passou a ter contato com os músicos da cidade grande. Em 1923 o jovem baterista entrou para a Orquestra Sinfônica de Campinas chegando a tocar a abertura de “O Guarani” de Carlos Gomes, no Teatro Dom Bosco.
O amigo Bimbim, filho do dono da Rádio Educadora de Campinas, levou-o um dia para cantar e declamar naquela rádio onde acabou sendo contratado e tornou-se presença constante na emissora ao lado dos violinistas João Nogueira e José Figueiredo. Logo depois voltou a trabalhar no trem e num belo dia o cozinheiro lhe disse para fazer um verso que ele entregaria ao escritor e poeta modernista Guilherme de Almeida, que estava a bordo, em viagem ao interior. O poeta leu e gostou, em seguida mandou entregar um cartão de visitas ao jovem João e o mandou procurá-lo na Rádio Cruzeiro do Sul, em São Paulo, onde era diretor.
O evento aconteceu no ano de 1992, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.
Créditos: Divulgação