O Instituo PROTEA, fundado em 2018, desenvolve ações para o tratamento do câncer de mama para mulheres, permitindo que todas as mulheres que precisem deste atendimento tenham acesso ao tratamento. Agora, a ONG se prepara para o Outubro Rosa de 2021 e recruta empresas interessadas em estabelecer parcerias para ações que promovam a visibilidade da batalha contra o câncer de mama. Até o momento mais de 70 empresas já fecharam parceria e o objetivo do instituto é superar a marca de 100 instituições parceira de 2020.
Pessoas físicas também podem doar, basta acessar o site oficial ou utilizar os dados bancários abaixo:
Banco Itaú (341) / Agência 9337 / Conta Corrente 12887-1 / Instituto PROTEA, CNPJ 30.817.976/0001-12 / Pix 30.817.976/0001-12. Após o depósito, o comprovante deverá ser enviado para financeiro@institutoprotea.org.br.
O foco da ONG, desde sua criação, é viabilizar tratamentos contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda, em parceria com Hospital Santa Marcelina (SP). Em apenas três anos, já foram realizados mais de vinte mil exames e consultas, além de cirurgias, quimioterapias e radioterapias, impactando quase três mil mulheres – com o tratamento completo, já foram atendidas 770 mulheres.
Parceria de Conscientização: A equipe do PROTEA leva às empresas parceiras médicos de seu Conselho ou líderes do Instituto para falar sobre o câncer de mama, métodos de prevenção e exames de rotina.
Parceria de Divulgação: O Instituto desenvolveu um modelo de parceria para empresas que tenham o interesse em divulgar a atuação do PROTEA, em variados tipos de comunicação, como Redes Sociais, por exemplo. Este é um movimento de suma importância para a organização, que pode crescer em número de seguidores e impacto das suas ações e mensagens.
Parceria de doação de recursos: O formato de parceria para doação financeira permite que empresas desenvolvam ou utilizem seus produtos em campanhas de vendas com doação de parte dos recursos para o Instituto PROTEA. Os valores correspondentes são utilizados exclusivamente no custeio de tratamentos contra o câncer de mama. Essas ações impactam diretamente no número de mulheres tratadas.
Alguns exemplos de doação de recursos que traduzem o modelo acima foram adotados por empresas como Lojas Marisa – que criou uma linha de produtos para mulheres mastectomizadas e doa parte das vendas a toda linha de moda feminina do PROTEA no Dia Rosa e Le Lis Blanc – desenvolveu uma vela decorativa e uma linha de pratos e tigelas com 100% do lucro das vendas destinados ao Instituto.
Todo o trabalho do Instituto, desde sua fundação, é auditado pela KPMG. Entre as empresas que já mantém parceria firmada com o PROTEA atualmente, estão: CCR, BTG Pactual, JCDecaux, Instituto Avon, JP Morgan, Lojas Marisa, Strava, Le Lis Blanc, entre outras.
Sobre o Instituto PROTEA
Era setembro de 2017 e Gabriella Antici enfrentava o câncer de mama pela segunda vez. Apesar de ter feito a cirurgia de remoção da mama há menos de três anos, a doença retornara. Gabriella não desanimou e recomeçou o tratamento completo: nova cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Certo dia, em conversa com uma amiga, falaram sobre o seu estado de saúde e, também, o quanto o tempo entre o diagnóstico e início do tratamento podem influenciar na chance de cura das pacientes principalmente quando há falta ou restrição de recursos.
Quantas das cerca de 60 mil mulheres diagnosticadas com câncer de mama a cada ano no Brasil conseguem contar com tratamento rápido e adequado, fundamental para elevar as chances de cura desta doença?
A resposta de Gabriella foi: unir pessoas que acreditam que todas as mulheres têm os mesmos direitos e devem ter acesso rápido a um tratamento digno e de qualidade para a cura do câncer de mama.
Em junho de 2018, fundou o Instituto PROTEA – congregando um time muito especial de Conselheiras: cinco mulheres que superaram o câncer de mama e outras cinco com experiência em organizações sociais sem fins lucrativos. Além delas, Gabriella convidou médicos oncologistas e mastologistas especialistas em Câncer de Mama que lutam diariamente há mais de 20 anos contra esta doença. O Conselho Médido do Instituto é formado atualmente pelos profissionais Dr. Sérgio Daniel Simon; Dr. Silvio Eduardo Bromberg; Dr. Sidnei Epelman; Dr. Otto Metzger Filho; Dra. Renata Macchione e Dr. Gustavo Shvarstman.
O nome Protea foi escolhido por representar uma das flores mais belas e antigas do mundo. Proveniente da África do Sul, seu nome deriva do Deus grego Proteus, uma divindade com o poder da metamorfose. A flor Protea tem a capacidade de se transformar e de se adaptar a condições inóspitas do meio-ambiente. Uma flor robusta, Protea significa transformação, esperança e força.
No ano de 2021, o Instituto Protea conta com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para as ações do Outubro Rosa.
Fotos: Divulgação