Inteiramente junino, FÉ NA FESTA, CD de Gilberto Gil foi lançado pelo selo Geléia Geral, com patrocínio da Natura por meio do Natura Musical, e com distribuição nacional e internacional da Universal Music.
Com direção artística do próprio Gil, e assistência de direção de seu filho, Bem Gil, FÉ NA FESTA traz 13 músicas que passeiam pelo rico e animado mundo dos ritmos nordestinos. São baiões, forrós, xotes e xaxados, que dão vontade de levantar da cadeira e convidar o par para dançar agarradinho.
Com nove músicas inéditas, o CD FÉ NA FESTA também foi praticamente todo autoral. Foram apenas quatro regravações, das quais três não são composições de Gil: “Aprendi com o Rei”, uma homenagem de João Silva ao rei do baião, Luiz Gonzaga, que é compositor, ao lado de Zé Dantas, de “A Dança da Moda”, e “Maria Minha”, de Targino Gondim e Eliezer Selton. A única regravação autoral foi “Norte da Saudade”, presente no álbum Refavela, de 1977, que ganhou novos arranjos para este trabalho.
Embora Gil tenha uma predileção muito maior pelas festas juninas do que pelo carnaval, das músicas de FÉ NA FESTA, podemos destacar “O Livre Atirador e a Pegadora”, inspirada numa música que fez enorme sucesso no último carnaval da Bahia, “Vale Night”, do Asa de Águia, e que será a primeira faixa a tocar nas rádios de todo o país.
Por se tratar de um disco de inéditas, todas as faixas merecem igual atenção como, entre outras, a música homônima que abre e dá nome ao CD; “26”, feita para o dia de seu aniversário; e “Não Tenho Medo da Vida”, um contraponto à “Não Tenho Medo da Morte”, de seu último disco de estúdio. FÉ NA FESTA também traz a primeira parceria de Gil com Vanessa da Mata, “Lá Vem Ela”, e uma música feita com Nando Cordel, “São João Carioca”.
Neste trabalho Gil vem acompanhado pela banda que é sua velha companheira de estrada: Arthur Maia (baixo), Sergio Chiavazzolli (guitarras), Jorge Gomes (zabumba) e Gustavo de Dalva (percussão). E para dar a cara nordestina que o disco propõe, Gil também contou com mais dois instrumentos essenciais ao gênero: a sanfona de Toninho Ferragutti, e o violino de Nicolas Krassik.
Juntos, Gil e banda levaram o show do CD para uma turnê pelo nordeste do Brasil dentro das principais comemorações juninas da região.
CD ‘Fé na Festa’
FICHA TÉCNICA
Direção artística: Gilberto Gil
Assistente de direção: Bem Gil
Coordenação executiva: Flora Gil e Meny Lopes
Produção executiva: Bárbara Ohana e Fafá Giordano
Projeto gráfico e designer capa: André Vallias
Fotografia: Beti Niemeyer
Selo: Geléia Geral
Distribuição: Universal Music
Patrocínio: Natura
O CD foi lançado no ano de 2010, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Natura Musical.