Após o sucesso de seu lançamento, em abril de 2002, a série de espetáculos teatrais infantis O Aprendiz de Maestro foi apresentada Sala São Paulo, com o primeiro episódio da série: O Aprendiz de Maestro e a História da Orquestra. Protagonizados pelo ator Cassio Scapin e pelo Maestro João Maurício Galindo, os espetáculos têm direção de Regina Galdino, textos de Galdino e Galindo, e contaram com a participação da “Sinfonieta Fortíssima”, formada por 30 estudantes de música que executaram ao vivo as composições de cada exibição.

Os espetáculos teatrais de O Aprendiz de Maestro despertavam o interesse das crianças para a música erudita, trazendo, a cada episódio, uma nova aventura e um tema diferente. Para começar, o público aprendeu A História da Orquestra. O repertório desta apresentação trouxe trechos de obras conhecidas de grandes compositores, como Uma Pequena Serenata Musical, de Mozart; a Quinta Sinfonia, de Beethoven; e A Primavera, de Vivaldi. Na sequência da série estão: O Aprendiz de Maestro Perde o Fôlego e O Aprendiz de Maestro na Corda Bamba.

Esta produção foi resultado de uma bem sucedida parceria da TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral) e da Cia Casca de Arroz, da Cooperativa Paulista de Teatro. Assim como na primeira temporada, também em 2003 a renda obtida com os espetáculos da série foram revertidas para os projetos da TUCCA, entidade fundada em 1998 com a proposta de aumentar as taxas de cura e de melhorar a qualidade de vida dos jovens pacientes brasileiros portadores de tumor cerebral.

A série O Aprendiz de Maestro contou com o apoio institucional da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura e já contava com o patrocínio da Sadia.

 

O Aprendiz de Maestro e A História da Orquestra

No episódio O Aprendiz de Maestro e a História da Orquestra, é apresentado ao público o boneco Allegro (Cassio Scapin), protagonista de todas as histórias da série. Vindo da Itália num navio e encontrado pelo Maestro João (João Maurício Galindo) no porão de uma velha sala de concertos, o boneco é despertado pelos sons dos instrumentos, e acaba ganhando vida. A partir de então, Allegro, que adora música e sonha com o dia em que será maestro, torna-se mascote da Sinfonieta Fortíssima.

Impaciente, o boneco quer reger a todo o custo, mas antes é preciso passar por uma longa trajetória, aprender quais são os instrumentos musicais, quem são os principais compositores de música erudita e o que significam os movimentos de um maestro. Para contar como surgiu a Orquestra, o Maestro João, no comando dos músicos, apresenta um repertório formado por trechos de obras conhecidas de grandes compositores, como Uma Pequena Serenata Musical, de Mozart; e a Quinta Sinfonia, de Beethoven. Allegro, porém, não é o único a aprender durante o espetáculo. O boneco utiliza os instrumentos musicais para contar uma história que parece familiar: A Viola Adormecida (inspirada no conto de fada A Bela Adormecida), e ao mesmo tempo apresentar cada instrumento às crianças.

 

O Aprendiz de Maestro Perde o Fôlego

 

Em O Aprendiz de Maestro Perde o Fôlego, Allegro (Cassio Scapin), o boneco mágico encontrado pelo Maestro João (João Maurício Galindo), acaba de descobrir que tem 150 anos. Ao apagar as velinhas do seu aniversário, ele aprende como funcionam os Instrumentos de Sopro, com os assobios e os sopros em garrafas e palhetas.

Os sons dos instrumentos espantam Allegro, que escuta atentamente às explicações do Maestro João, sobre flautas, trompetes e tubas. As lições são ilustradas com trechos de obras executadas durante o espetáculo pelos músicos da “Sinfonieta Fortíssima”.

Assim como os dois primeiros episódios dessa série, O Aprendiz de Maestro Perde o Fôlego também traz a adaptação de um conto de fada para o universo musical. Trata-se de O Três Porquinhos Músicos, uma versão diferente para a famosa história dos Irmãos Grimm. Na adaptação contada por Allegro, os Três Porquinhos saem da casa materna em busca de uma nova vida, seguindo caminhos diferentes. Mas eles não são os únicos músicos dessa história. Com o vento de seus instrumentos, o Lobo Mau, que rondava a região, vai causar muita confusão.

 

O Aprendiz de Maestro Na Corda Bamba

Depois de aprender, no primeiro episódio da série, A História da Orquestra, o boneco Allegro (interpretado por Cassio Scapin) precisa ainda percorrer um longo caminho, até realizar seu grande sonho: tornar-se um maestro de verdade. Em O Aprendiz de Maestro Na Corda Bamba, é chegada a vez de aprender as diferenças entre os Instrumentos de Cordas.

Durante este segundo espetáculo da série, o público conhecerá ainda a história de Agudinho Vermelho (inspirada no conto de fada Chapeuzinho Vermelho, dos Irmãos Grimm). Nesta nova versão, as personagens são caracterizadas por uma brincadeira de sons. Desta forma, os agudos do violino vão para a menina Agudinho, as violas representam a vovó, os graves dos violoncelos e contrabaixos caracterizam o lobo; e os graves do piano, o caçador.

Equipe de Criação: Série O Aprendiz de Maestro

Cassio Scapin – Ator, ficou conhecido como o Nino do Castelo Rá-tim-bum, programa da TV Cultura. Trabalhou em mais de 20 espetáculos, no Brasil e na Itália, e recebeu diversos prêmios (Mambembe, Governador do Estado, APCA). Em 1998 foi escolhido Melhor Ator nos prêmios Shell e Apetesp por seu trabalho no musical Memórias Póstumas de Brás Cubas.

João Maurício Galindo – Maestro das Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo Maestro Eleazar de Carvalho e Orquestra Jazz Sinfônica; Assessor Técnico do Projeto Guri. Em 2001, atuou ao lado de Cassio Scapin na apresentação dos contos sinfônicos O Carnaval dos Animais, e Pedro e o Lobo, na Sala São Paulo, em que participaram os músicos da Orquestra Sinfônica Jovem.

Regina Galdino – Diretora teatral de Intimidade Indecente, de Leilah Assumpção, com Irene Ravache e Marcos Caruso; de Memórias Póstumas de Brás Cubas, com Cassio Scapin; e de Filhos do Brasil, Prêmio Shell de Melhor Música. Em teatro infantil, escreveu os textos e dirigiu os atores de O Vôo I e O Vôo II – A Grande Corrida das Máquinas Voadoras, este último ganhador do prêmio APCA de Melhor Espetáculo de Bonecos.

 

O Aprendiz de Maestro – Ficha Técnica

Com: Cassio Scapin, João Maurício Galindo e Sinfonieta Fortíssima / Texto: Regina Galdino e João Maurício Galindo / Direção: Regina Galdino / Ideia Original: João Maurício Galindo, Regina Galdino e Cassio Scapin / Supervisão Musical e Regência: João Maurício Galindo / Iluminação: Regina Galdino / Coreografia: Cassio Scapin / Figurino: Cassio Scapin e Fabio Namatame / Fotos: João Caldas / Direção de Produção: Ângela Dória / Realização: TUCCA e Cia CASCA DE ARROZ, da Cooperativa Paulista de Teatro

 

O evento aconteceu nos anos de 2002 e 2003, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o TUCCA.