Criado pelo SESC, em 1998, o Sonora Brasil viajou pelo país com apresentações que priorizaram o desenvolvimento histórico da música nacional e se firmou como o maior projeto de circulação musical brasileiro, por cumprir sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra artística não comercial.
O projeto buscou despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país além de incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Em todas as edições do SONORA BRASIL, foi apresentada uma temática, com a proposta de valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Alguns nomes de compositores conhecidos como, o respeitado rabequeiro NELSON DA RABECA, de Alagoas, já fizeram parte da programação do projeto.
Pela primeira vez, foram apresentados dois temas – SOTAQUES DO FOLE E SAGRADOS MISTÉRIOS: VOZES DO BRASIL. Em 2011, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os grupos apresentaram um repertório que continham composições modernas e contemporâneas até a música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas.
Nesta edição, o SONORA contou com a participação de 8 grupos, sendo 4 deles representando cada tema e com 420 concertos programados. Ao todo percorreram 110 cidades, de todas as regiões do país, e em sua maioria distante dos grandes centros urbanos. As populações locais tiveram a oportunidade de assistir aos concertos em diversos espaços públicos, como teatros, auditórios e dependendo da temática, também em Igrejas.
A 14º edição do projeto teve lançamento nacional, em Goiânia, no Auditório do Centro Educacional SESC Cidadania (GO). Na primeira apresentação o público goiano pode conferir os elementos mais importantes da Festa do Divino com o grupo AS CAIXEIRAS DO DIVINO, de São Luis do Maranhão (MA).
GRUPOS DA 14ª EDIÇÃO DO SONORA BRASIL
SOTAQUES DO FOLE que apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), e o acordeão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS). Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto traz o duo de acordeões; Ferragutti/Kramer (SP/RS), que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.
SAGRADOS MISTÉRIOS: VOZES DO BRASIL que apresenta repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas, trazendo os cânticos das Caixeiras do Divino (MA), da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA) e da Banda de Congo Panela de Barro (ES). Representando a música de concerto, o Quarteto Colonial (RJ) apresenta repertório composto pelos mestres de capela para o ofício religioso da igreja católica e a obra de compositores modernos e contemporâneos inspirada nesse universo.
HISTÓRICO DO SONORA BRASIL
Desde 1998 passaram pelo SONORA BRASIL cerca de 60 grupos e foram realizadas 3.154 apresentações por todo o Brasil, alcançando um público de mais de 500 mil espectadores. Grupos musicais, como Terra Brasillis (RJ), Nelson da Rabeca e Conjunto (AL) já participaram do projeto. Em uma das edições, o conjunto Suíço “ENSEMBLE TURICUM”, de Zurique, com o programa “O AMOR BRASILEIRO”, se apresentou nos estados de Pernambuco, Ceará, Santa Catarina e Paraná.
SOBRE O SESC
O Serviço Social do Comércio – SESC – é uma empresa de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como marca principal a prestação de serviço e promoção do bem estar social. Seu público-alvo são os trabalhadores do comércio de bens, de serviços e de turismo, com renda de até três salários mínimos, a quem são destinados uma série de projetos e atividades, sempre norteados pelo caráter educacional. Tais ações se desdobraram com o tempo e hoje o SESC atende não só aos comerciários e seus familiares, mas também a sociedade em geral, dentro de um amplo trabalho de responsabilidade social, atuando nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer.
O evento aconteceu no ano de 2011, com a Assessoria de Imprensa da Marra Comunicação para o SESC Departamento Nacional.