O CD BAMBAS DOIS, lançado pelo selo Soul City e com patrocínio do Natura Musical, foi um projeto que uniu a cultura brasileira à jamaicana de maneira sem precedentes. Num mesmo álbum estão juntos alguns dos maiores artistas da Jamaica e representantes de várias gerações e vertentes da música nacional, principalmente as do norte e nordeste. BiD fez show em São Paulo, no SESC Pompeia, com a participação de convidados especiais.

Tudo começou com o produtor BiD, que sempre esteve envolvido com experiências musicais inovadoras, como no álbum que é considerado um dos mais importante dos anos 90, Afrociberdelia, de Chico Science e Nação Zumbi. A ideia surgiu quando BiD estava em um barco na Jamaica e colocou para tocar o disco de Chico César que acabara de produzir, “Francisco, Forró y Frevo”, e o condutor da embarcação começou acompanhar a letra e a cantar junto.

Para a Natura, BAMBAS DOIS representou a sinergia de ritmos e composições que a música é capaz de promover. BiD conseguiu reunir neste projeto, artistas de repertórios, línguas e culturas tão diferentes, por meio de uma linguagem universal que a música representa e este patrocínio reforça o compromisso do programa em apoiar a diversidade de gêneros musicais.

Além dos convidados, BiD (guitarra e vocais) montou uma banda de primeira: Felipe Pinaud (Orquestra Imperial /guitarra e flauta), Xuxa Levy (teclados e flautas), Ricardo Prado (sanfona), Décio 7 (Bixiga 70/percussão), Tiquinho (Funk Como Le Gusta/ trombone), Marlon Sette (Orquestra Imperial/trombone) Eder “O Rocha” (Mestre Ambrósio/percussão) e James Mu (Funk Como Le Gusta/percussão), Dada Yute nos vocais e Dj Gustah/MPC e Effects.

 No repertório do show, músicas do CD BAMBAS DOIS como “Music for All”, “Little Johnny”, “Something”, “Chiquinha Hey”, “Lehá Dodi” e Only Jah Love, além do clássico reggae “No, No, No”, com Anelis Assumpção, “Cadaver”, da Karina Buhr, e uma homenagem surpresa ao Bob Marley para fechar o show.

 

Sobre o Natura Musical

É o Programa de apoio à cultura brasileira da Natura com foco em música, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet ou do Audiovisual; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; as Turnês Nacionais de artistas reconhecidos do grande público e da crítica especializada e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 170 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 17 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 600 mil pessoas beneficiadas.

 

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, a Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia e na Bolívia atua por meio de empresa distribuidora.

O show aconteceu no ano de 2012, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a cliente Natura Musical.