O Palco Giratório, circuito nacional de artes cênicas do Sesc, completa 20 anos de existência e realizou a temporada 2017. O projeto visitou 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal, com espetáculos e intercâmbios artísticos. Este ano, o Palco Giratório contou com a participação de 20 companhias, que somaram 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais. Em São Paulo, Sorocaba e Jundiaí, 7 grupos se apresentaram em 8 unidades do Sesc como uma ação integrada que fomenta a circulação e apresenta um importante panorama cultural do país.

Os espetáculos estiveram em unidades da capital, além das unidades Osasco, Jundiaí e Sorocaba. Concebido como uma ação estratégica de difusão e intercâmbio de artes cênicas para um país extenso e diversificado como o Brasil, o Palco Giratório é um projeto que vai além do circuito de espetáculos, pois leva ideias, provocações, reflexões e questões lançadas pela curadoria para todo o país, incluindo cidades menores, através das artes cênicas em suas mais diferentes concepções.

 Fomentando diferentes linguagens artísticas (teatro para crianças e adultos, circo, dança e intervenção urbana), em São Paulo o PALCO GIRATÓRIO passou pelas unidades Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Carmo, Itaquera, Parque Dom Pedro II, Pinheiros, Santana e Santo Amaro. Além das unidades em Jundiaí, Sorocaba e Osasco.

                Além dos espetáculos e oficinas para todas as faixas etárias, a programação envolve ainda o Pensamento Giratório. Trata-se de um espaço aberto ao público para reflexão e discussão acerca do trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes, realizado com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados.

As companhias e espetáculos que se apresentaram em São Paulo durante esta edição são provenientes de diversos estados do Brasil, como Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.             

Companhias que se apresentaram:

Caliban – A Tempestade de Boal (RS) / Sesc Campo Limpo

Ninhos (SP) / Sesc Itaquera 

Cinzas ao Solo (RN) / Sesc Bom Retiro 

DNA de DAN (PR) / Sesc Belenzinho 

Os Mequetrefe (SP) / Sesc Campo Limpo 

Hamlet – Processo de Revelação (DF) / Sesc Sorocaba 

Diluvio (RS) / Sesc Osasco 

Finita (RJ) / Sesc Santana 

Fui (PR) / Sesc Bom Retiro  

 

                O festival foi uma realização do SESC, em 2017, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.